Residências para a terceira idade aumentaram negócio em 7% em 2021

  • ECO Seguros
  • 16 Agosto 2022

O mercado sénior continua a aumentar faturação no setor residencial. Um estudo da DBK e da Informa aponta para um volume de negócios de 380 milhões de euros em cerca de 24 mil lugares lucrativos.

O volume de negócios do setor das residências para a 3ª idade com fins lucrativos alcançou os 380 milhões de euros em 2021, valor que representa um crescimento de 7% face a 2020, ano em que já tinha registado uma variação positiva de cerca de 6%.

A taxa de ocupação total destas residências, considerando aquelas com fins lucrativos e sem fins lucrativos, situava-se próximos dos 91% em março de 2022, com as maiores taxas a ocorrerem nos distritos de Évora, Vila Real e Viana do Castelo.

Em março de 2022 atuavam em Portugal um total de 2.540 residências para a terceira idade, sendo 772 com fins lucrativos e 1.768 sem fins lucrativos. Neste último segmento destaca-se a importância das 502 residências pertencentes às Misericórdias. A capacidade total dos lares somava cerca de 102.600 lugares, o que corresponde a uma média de 40 lugares por centro, sendo maior nas residências sem fins lucrativos (44) do que nas residências com fins lucrativos (31). A capacidade dos centros sem fins lucrativos é 76% do total, com 78.292 lugares, apesar da capacidade das residências com fins lucrativos ter aumentado nos últimos anos.

O distrito de Lisboa concentra a maior oferta de residências com fins lucrativos, com 237 lares em março de 2022, que corresponde a 31% do total, à frente do Porto, Setúbal e Leiria, com mais de 75 lares cada um deles. Em termos de capacidade, o distrito de Lisboa atingia nessa data cerca de 7.600 lugares (31%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Residências para a terceira idade aumentaram negócio em 7% em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião