Marsh lança primeiro seguro para o hidrogénio

  • ECO Seguros
  • 24 Agosto 2022

A corretora e consultora de riscos Marsh anunciou o lançamento de uma plataforma inovadora de seguros e resseguros, dedicada a projetos centrados em hidrogénio verde e azul. AIG e Liberty já aderiram.

A corretora Marsh, parte da Marsh & McLennan, lançou o primeiro seguro especializado em projetos associados ao hidrogénio, uma indústria em rápida expansão pelo seu alegado potencial para combater o aquecimento global.

Os projetos focados neste gás, altamente inflamável, têm observado alguma dificuldade em garantir cobertura, tanto pela sua complexidade, como pelos riscos envolvidos na produção, transporte e armazenamento deste tipo de energia.

A novo seguro foi desenvolvido em parceria com as companhias American International Group (AIG) e Liberty Specialty Markets e, segundo a Marsh , fornecerá “até 300 milhões de dólares de cobertura por risco para as fases de construção e arranque de projetos associadas ao hidrogénio a nível mundial”.

O hidrogénio azul é produzido a partir de gás natural e o hidrogénio verde é resultado de fontes renováveis. O último é considerado um combustível flexível e de baixas emissões, indicado para utilização no setor dos transportes, na produção de eletricidade, e como componente em vários processos industriais.

“As novas instalações Marsh são um desenvolvimento importante para a indústria seguradora, e ajudarão a acelerar a transição global de energia para as energias renováveis”, disse Andrew George, Director global, Energy & Power, Marsh Specialty.

“Dado que a indústria global de hidrogénio, especialmente a de hidrogénio verde, se expande rapidamente para satisfazer a procura, esta nova unidade pretende reduzir a complexidade na garantia de opções de transferência de risco para companhias de todas as dimensões, e aumentar a confiança de investidores e credores na realização de prazos ambiciosos”.

Os clientes da Marsh poderão optar por uma cobertura para a fase de arranque (startup) ou escolher uma política de riscos combinados que se estende às operações do primeiro ano, informa a empresa, sediada em Nova Iorque.

Estima-se que o hidrogénio renovável e com baixo teor de carbono irá representar apenas 5% da mistura energética global até 2050, ficando ainda aquém do necessário para atingir os objetivos climáticos, de acordo com um relatório de junho da DNV, uma empresa de consultoria energética global sediada na Noruega.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marsh lança primeiro seguro para o hidrogénio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião