Seguradoras deixam cair a B3i

  • ECO Seguros
  • 24 Agosto 2022

A B3i, uma startup focada em blockchain de seguros, apoiada por mais de vinte seguradoras e resseguradoras, anunciou insolvência após falhar nova ronda de financiamento.

A Blockchain Insurance Industry Initiative (B3i), fundada na Suíça em 2018, cujo financiamento provém inteiramente de companhias de seguros, anunciou insolvência após impossibilidade de fechar nova ronda de financiamento.

O último financiamento registado foi uma série B no final de 2020, de um montante não revelado, na sequência de uma série A de mais de 20 milhões de dólares.

A B3i representava a colaboração entre várias seguradoras e resseguradoras unidas para explorar o potencial da tecnologia de blockchain – Distributed Ledger Technologies (DLT) – dentro da indústria seguradora.

As companhias fundadoras foram a Zurich, Swiss Re, Generali, Allianz, XL Innovate, SCOR, Aegon Blue Square, MAPFRE e Achmea. Mais tarde, em 2017, juntaram-se as AIA, AIG, Aon, Chubb, Covéa, Everest Re, Gen Re, Guy Carpenter & Marsh, JLT Re, Leadway Assurance, LocalTapiola, Mapfre Re, Navigators, PartnerRe, QBE Re, SAHAM Assurance, Sava Re, Takaful Emarat, TigerRisk, Trust Re, UnipolSai e Willis Re.

Em declaração pública, a B3i confirmou que, “após consulta aos acionistas, os seus diretores concluíram coletivamente que não havia apoio suficiente para continuar com o empreendimento nesta fase”.

A Allianz, accionista da B3i, emitiu uma declaração a informar que “embora o consórcio B3i de 20 seguradoras não continue, a colaboração gerou várias aplicações blockchain bem sucedidas que a Allianz utiliza agora. Continuamos a acreditar no potencial da tecnologia blockchain e estamos à procura de formas de a desenvolver ainda mais”.

No ano passado, a B3i anunciou o arranque de um projeto de gestão de resseguros de seis centrais nucleares. Mais recentemente, iniciou uma colaboração com o consórcio de seguros norte-americano RickStream, para seguros paramétricos.

O anúncio da insolvência foi inesperado, dado o grande número de resseguradores significativos que participaram e apoiaram financeiramente o projecto B3i.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradoras deixam cair a B3i

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião