Exclusivo Medina nomeia ex-chefe de gabinete para vice-presidente da Estamo

Após António Furtado ser nomeado presidente da Estamo, Medina leva Fátima Madureira para a vice-presidência da imobiliária do Estado. Ambos estavam na câmara de Lisboa quando o ministro era autarca.

Fátima Madureira, atual presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e ex-chefe de gabinete de Fernando Medina quando este era presidente da Câmara de Lisboa, será a próxima vice-presidente da Estamo, a empresa que gere o património imobiliário do Estado. Esta nomeação já recebeu “luz verde” da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap).

Depois da nomeação de António Furtado, ex-diretor da área de Gestão Patrimonial da Câmara de Lisboa, para presidente da Estamo, em julho deste ano, Fernando Medina indica agora para a vice-presidência da imobiliária do Estado a sua ex-chefe de gabinete, Fátima Madureira. A informação foi confirmada ao ECO pelo próprio Ministério das Finanças. Recorde-se que a gestão do património é uma das áreas que ficou diretamente na responsabilidade do ministro das Finanças.

“A Dra. Fátima Madureira, quando terminar funções como Presidente da Agência para a Modernização Administrativa [AMA], irá desempenhar funções de vice-presidente da Estamo”, disse fonte oficial daquele ministério, notando que esta nomeação já tem parecer favorável da Cresap.

Fátima Madureira foi nomeada vice-presidente da Estamo.AMA

De acordo com o perfil de LinkedIn, Fátima Madureira licenciou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa. Começou a trabalhar na Câmara de Lisboa em 1981, na altura na área dos serviços culturais, passando depois para assessora no gabinete do vereador da Cultura, Turismo e Relações Internacionais. Em 1990 foi adjunta do secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

Sete anos depois voltou para a Câmara de Lisboa, em 1997, onde ficou durante 23 anos, mudando quatro vezes de funções: chefe da Divisão de Promoção e Informação Turística; diretora do departamento de Turismo da Direção Municipal de Cultura, Desporto e Turismo; diretora do departamento de Marca e Comunicação; diretora municipal de Mobilidade e Transportes e, em outubro de 2017, chefe de gabinete de Fernando Medina.

Em outubro de 2020, deixou a autarquia lisboeta e assumiu a presidência da AMA, refere ainda o seu perfil no LinkedIn.

As nomeações de Fátima Madureira e António Furtado fazem parte da nova equipa de gestão da Estamo, que conta ainda com José Realinho de Matos, ex-presidente da Carris, nomeado vice-presidente da Parpública e vogal da Estamo, também em julho deste ano.

A Estamo é a empresa que gere o património imobiliário do Estado e tem atualmente sob gestão cerca de mil milhões de euros em imóveis. Em 2021, de acordo com o Relatório e Contas, a empresa registou um resultado líquido de 30,2 milhões de euros, um aumento de 10,8% face ao lucro de 27,3 milhões de euros alcançado em 2020. Para 2022, “em termos de liquidez”, a empresa previa um ano “particularmente exigente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Medina nomeia ex-chefe de gabinete para vice-presidente da Estamo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião