EACOP: Mais resseguradoras contra projeto de pipeline

  • ECO Seguros
  • 31 Agosto 2022

O movimento #StopEACOP continua a crescer. Mais companhias rejeitam cobrir os riscos associados ao pipeline que atravessa o Uganda e a Tanzânia. Alegam consequências sociais e ambientais.

O grupo alemão Talanx confirmou que se juntou a outras 11 resseguradoras, incluindo 4 companhias líderes, na rejeição da cobertura dos riscos do pipeline Uganda-Tanzânia que exige aquecimento elétrico, superior a 50ºC, ao longo dos seus 1443 kms.

A Munich Re, Swiss Re, Hannover Re e SCOR declararam que não irão ressegurar o EACOP (East African Crude Oil Pipeline) . Um número crescente de outras seguradoras internacionais, incluindo a Allianz e a Zurich, tomaram a mesma posição.

A campanha #StopEACOP, que junta mais de 250 organizações na sensibilização das consequências sociais e ambientais do projeto tem pressionado várias companhias. Parte de uma checklist no website da campanha, as seguradoras Chaucer, Beazley, AEGIS London, AIG, Aspen, Chubb, Liberty Mutual, e Lloyd’s International ainda não prestaram declarações.

“Se a EACOP irá obter, ou não, cobertura internacional de seguros e resseguros, permanece em aberto. A pressão sobre os resseguradores internacionais e sobre a Marsh, – corretora da EACOP – para se distanciarem deste desastre ecológico e social, cresce todos os dias”, disse a #StopEACOP em comunicado.

“A Total e a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) precisam do apoio de investidores, bancos e seguradoras. O nosso trabalho é realçar os riscos, aumentar a pressão nas salas de reunião e garantir que a EACOP não obtém o apoio empresarial e político de que necessita”, anunciou a organização #StopEACOP.

A organização alerta as companhias para as consequências da construção do oleoduto de petróleo bruto que atravessará a África Oriental, projeto a começar em 2025, avaliado em 3,5 mil milhões de dólares, e que integra um oleoduto enterrado isolado, 6 estações de bombeamento e um terminal marítimo de exportação. O pipeline tem a necessidade de aquecimento elétrico ao longo de todo o percurso para manter o petróleo – viscoso, nesta região – em estado líquido.

A #StopEACOP continua a apelar às (re)seguradoras para que se “abstenham de fornecer (re)seguros ao projeto EACOP. “É a decisão social, ambiental e economicamente certa”, afirma.

O projeto “requer um apoio significativo de seguros e resseguros estrangeiros. De acordo com a Lei EACOP, uma parte substancial do resseguro, 70%, deve provir de empresas de resseguro internacionais, que têm as notações de crédito e capacidade financeira adequadas para absorver as perdas de acidentes. Não há qualquer indicação de que o resseguro internacional tenha sido obtido”.

A #StopEACOP alerta que o projeto da Total e da CNOOC tem como consequências a deslocação de comunidades, perigos para a vida selvagem, e o agravamento dos fatores climáticos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EACOP: Mais resseguradoras contra projeto de pipeline

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião