Dois terços dos britânicos sem confiança na nova primeira-ministra

Nova líder dos Conservadores e futura primeira-ministra não gera confiança dos britânicos para dar a volta à situação económica nos próximos meses.

Liz Truss terá de convencer os britânicos da sua valia como nova primeira-ministra. Mais de dois terços dos inquiridos (67%) pelo instituto YouGov não acreditam ou não têm muita confiança que a nova líder do partido conservador seja capaz de dar a volta à situação económica do país.

Se forem ouvidos apenas os votantes dos tories, a percentagem de inquiridos que confiam pouco ou não confiam mesmo em Liz Truss baixa para 54%, segundo o inquérito divulgado nesta segunda-feira e que obteve 2.488 respostas.

A escolha da ainda ministra dos Negócios Estrangeiros como nova primeira-ministra também desapontou ou desapontou metade dos inquiridos; apenas 22% mostraram-se agradados ou muito agradados com a eleição. 28% responderam “não sei”.

Entre a amostra de votantes nos Conservadores, a taxa de desilusão é de 34%; a percentagem de agrado é de 41%. Um quarto dos inquiridos respondeu “não sei”.

Quando questionados se Liz Truss será melhor do que Boris Johnson, 40% esperam o mesmo, 27% antecipam o pior e apenas 14% esperam uma melhoria. Entre os inquiridos conservadores, 34% contam que a nova primeira-ministra seja pior do que o antecessor; 31% esperam o mesmo; 17% acreditam que Liz Truss será melhor do que Boris Johnson.

Liz Truss, de 47 anos, venceu Rishi Sunak, o antigo ministro das Finanças, na corrida ao número 10 de Downing Street, com 57,4% (contra 42,6% do seu adversário), obtendo a mais baixa votação desde que as eleições são abertas a todos os membros do partido.

Entre as principais promessas de Liz Truss está uma redução da carga fiscal, nomeadamente um corte no IVA até 5%, a reversão do aumento de 1,25% na taxa de contribuição para a Segurança Social e uma redução geral do IRC para as pequenas e médias empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dois terços dos britânicos sem confiança na nova primeira-ministra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião