Liz Truss vence Rishi Sunak e torna-se primeira-ministra do Reino Unido

Liz Truss vence Rishi Sunak nas eleições partidárias, após liderar as sondagens. Nova primeira-ministra, de 47 anos, promete reduzir impostos e apoiar famílias face ao aumento do custo de vida.

Liz Truss vai ser empossada primeira-ministra do Reino Unido, tendo conquistado a liderança do Partido ConservadorEPA/NEIL HALL

Elizabeth Truss — ou LizTruss, como também é conhecida — é a nova líder do partido conservador, e, por inerência, a nova primeira-ministra do Reino Unido. Será oficialmente empossada amanhã pela rainha Isabel II.

A ministra dos Negócios Estrangeiros, de 47 anos, venceu Rishi Sunak, o antigo ministro das Finanças, na corrida ao número 10 de Downing Street, após liderar diversas sondagens, avançou esta segunda-feira o dirigente do partido conservador, Graham Brady. Truss conseguiu 57,4% (contra 42,6% do seu adversário), obtendo a mais baixa votação desde que as eleições são abertas a todos os membros do partido.

Entre as principais promessas de Liz Truss está uma redução da carga fiscal, nomeadamente um corte no IVA até 5%, a reversão do aumento de 1,25% na taxa de contribuição para a Segurança Social e uma redução geral do IRC para as pequenas e médias empresas.

Liz Truss comprometeu-se ainda com um apoio imediato e uma abordagem “robusta” a respeito das faturas da energia dos cidadãos britânicos, sem, contudo, avançar mais detalhes. Ao contrário do oponente, a ministra dos Negócios Estrangeiros rejeitou a aplicação de um imposto sobre os lucros excecionais das empresas energéticas, ou windfall tax, e comprometeu-se a suspender a taxa ambiental nas contas energéticas.

A nova líder conservadora chega ao poder numa altura em que a inflação chegou aos dois dígitos e os economistas consideram que a economia entrou já numa recessão que poderá durar alguns trimestres.

No discurso após o anúncio, Liz Truss agradeceu ao “líder” e “amigo” Boris Johnson, elogiando o antigo primeiro-ministro por cumprir com o Brexit, por fazer “o necessário” relativamente à vacinação contra a Covid-19, e fazer frente ao Presidente russo, Vladimir Putin.

O antigo primeiro-ministro deu os parabéns a Liz Truss no Twitter. “Sei que ela tem o plano centro para enfrentar a crise do custo de vida, unir o nosso partido e continuar a grande tarefa de unir e elevar o nosso país. Agora é altura de os Conservadores estarem com ela a 100%”, escreveu Boris Johnson.

A recém-nomeada primeira-ministra, que vai ser empossada na terça-feira, considera que fez campanha enquanto conservadora e assegura que irá liderar como tal, cumprindo não só com o seu programa “arrojado” de cortes fiscais, como garante que irá impulsionar a economia britânica.

Liz Truss encerrou o discurso remetendo ainda para uma vitória do partido conservador nas eleições em 2024. As sondagens colocam, atualmente, o Partido Trabalhista como o preferido dos eleitores.

(Notícia atualizada às 13h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Liz Truss vence Rishi Sunak e torna-se primeira-ministra do Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião