Direto Volodymyr Zelensky alerta para inverno difícil e reporta avanços em contraofensiva

Volodymyr Zelensky alerta para o risco de um inverno difícil e reporta avanços a sul e a leste na contraofensiva focada na região de Kherson.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou para o risco de um inverno difícil, instando os líderes europeus a procurar medidas de alívio face aos preços elevados da energia, à medida que também relatou progresso numa contraofensiva no sul e leste do país, avança esta segunda-feira a Reuters.

As forças ucranianas retomaram duas bases a sul, bem como uma terceira base a leste, numa contraofensiva que oficiais ucranianos classificaram como positiva. Numa publicação no Facebook, Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do gabinete do presidente ucraniano, identificou uma das regiões recuperadas como Vysokopillya, na região de Kherson, e classificou-a como o objetivo principal da contraofensiva em curso.

As declarações de Zelensky surgem após o líder ucraniano alertar para o risco de um golpe russo “decisivo”, em termos energéticos, durante o inverno que se avizinha.

Moscovo avançou na semana passada que iria manter fechado o gasoduto Nord Stream 1, à medida que os países do G7 anunciaram um plano para definir um teto máximo no preço do petróleo russo. Em reação, a Rússia avançou que as interrupções de gás se devem às sanções ocidentais, bem como problemas técnicos, e ameaçou proibir a venda de petróleo aos países que adotem o limite no preço.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volodymyr Zelensky alerta para inverno difícil e reporta avanços em contraofensiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião