AdC lança canal de denúncia com comunicações anónimas e encriptadas
Novo canal da AdC não irá mostrar o nome de utilizador nem o endereço de email. Endereço IP do denunciante será eliminado, bem como todos os metadados de ficheiros.
A Autoridade da Concorrência (AdC) dispõe de um novo canal para a denúncia de práticas anticoncorrenciais em contexto profissional, estando ao alcance de qualquer pessoa ou empresa, avançou esta terça-feira em comunicado.
Além de garantir a proteção da identidade do denunciante, o novo canal oferece a opção de realizar comunicações completamente anónimas e encriptadas com a equipa de investigação da AdC, pode ler-se. No entanto, o novo canal de reporte não irá substituir os outros canais da AdC, como o programa de clemência.
Para utilizar o novo canal, basta aceder à página através da desta ligação, e criar a sua caixa de entrada. Cada reporte é apresentado sob um pseudónimo diferente, embora possa optar por ser identificado. Após estabelecida a caixa de entrada, basta completar o reporte e carregar os ficheiros, podendo ainda guardar como um rascunho para posterior submissão.
Após a submissão, será possível começar a conversar anonimamente com a AdC, garante a entidade, havendo ainda lugar à transferência opcional da conversa para uma aplicação de telemóvel. Além do canal em destaque, a AdC assegura ainda que o utilizador pode contar com uma linha telefónica, bilingue, sem custos, e sem interação humana, através do +351 308 803 593.
O canal em causa permite manter comunicações sem que seja conhecida a identidade do denunciante, visto que tanto o nome de utilizador, como o e-mail do denunciante, nunca serão visíveis. Assim que o canal seja acedido, e introduzida a informação a reportar, serão gerados aleatoriamente um novo ID e avatar por cada reporte.
De igual forma, também o endereço IP do denunciante é eliminado e nunca será armazenado nos servidores da AdC, pelo que não poderá ser rastreado, garante a entidade. Já no que diz respeito ao envio de ficheiros, a AdC assegura que todos os metadados são igualmente removidos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
AdC lança canal de denúncia com comunicações anónimas e encriptadas
{{ noCommentsLabel }}