RTP fecha acordo com SportTV para dar futebol português aos emigrantes

Canais internacionais vão transmitir um jogo por jornada da liga portuguesa de futebol nos próximos dois anos. Cumpridos "objetivos de sustentabilidade da situação económica e financeira da RTP".

A RTP e a SportTV chegaram a acordo para a continuidade da transmissão de um jogo por jornada da Liga Bwin para os próximos dois anos, nos canais internacionais da RTP (RTP internacional e RTP África), de acordo com um comunicado enviado este sábado às redações.

O presidente da estação de televisão pública, Nicolau Santos, fala num “acordo importante [que] permite satisfazer as comunidades de emigrantes em todo o mundo e todos os que seguem a partir de África a transmissão dos jogos das equipas portuguesas, cumprindo ao mesmo tempo os objetivos de sustentabilidade da situação económica e financeira da RTP”.

Garantimos uma solução concreta e realista aos desafios financeiros apresentados pela RTP que pudesse cumprir o objetivo de levar o melhor do futebol nacional a todos os emigrantes.

Nuno Ferreira Pires

CEO da SportTV

“A SportTV fez todos os esforços para assegurar que os pedidos dos emigrantes não ficassem sem resposta, garantindo uma solução concreta e realista aos desafios financeiros apresentados pela RTP que pudesse cumprir o objetivo de levar o melhor do futebol nacional a todos os portugueses emigrantes espalhados pelo mundo”, acrescentou o CEO do canal de desporto, Nuno Ferreira Pires.

Em junho, durante uma audição parlamentar, o presidente do conselho de administração da RTP admitiu que “provavelmente” a empresa “vai ter prejuízos” este ano, sublinhando que os encargos “têm vindo a crescer”. Na altura, Nicolau Santos garantiu, no entanto, que o grupo público “não está à beira do cataclismo”.

O gestor aludiu a um “aumento brutal dos custos de energia”, três milhões de euros acima do previsto e três vezes mais do que inicialmente tinha orçamentado. Outro fator de pressão sobre os custos é a guerra na Ucrânia, em que as “diversas equipas de rádio e de televisão presentes [naquele país] têm obviamente de ser apoiadas financeiramente pela RTP”. “A situação, como calculam, é de enorme custo”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

RTP fecha acordo com SportTV para dar futebol português aos emigrantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião