Mitigação de riscos por seguros entra na literacia financeira

  • ECO Seguros
  • 13 Setembro 2022

Supervisores celebraram protocolo para promoção de formação financeira através das instituições de apoio aos cidadãos. Aulas em formato digital formam interessados.

A Direção-Geral do Consumidor (DGC) e três supervisores financeiros, o Banco de Portugal (BdP), a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e o Comissão do Mercado de Valores Mobiliários celebraram, na sexta-feira, um protocolo de cooperação para a promoção de formação financeira dos consumidores.

A celebração do protocolo visa, entre outros objetivos, promover a literacia financeira, contribuindo para uma maior resiliência dos consumidores.

Os interessados podem aceder a aulas online que exploram conteúdos financeiros no website Todos Contam. A área formativa Fazer um Seguro explora noções básicas sobre o setor dos seguros, e esclarece tópicos essenciais sobre seguros de saúde, habitação, automóvel e sinistro automóvel. O acesso é gratuito e as lições, compostas por vídeos e brochuras, expandem-se para o website da ASF.

A promoção da formação financeira através das instituições de apoio aos cidadãos é o objetivo do protocolo, com o apoio da Rede Extrajudicial de Apoio ao Cliente Bancário (RACE) e os Centros de Informação Autárquicos ao Consumidor (CIAC), e que dinamiza ações de sensibilização sobre temas como resiliência financeira, incluindo a gestão do orçamento familiar, o acesso ao crédito e a prevenção e gestão do incumprimento de contratos de crédito, a aplicação da poupança e o papel dos seguros na mitigação dos riscos.

A cerimónia de assinatura do protocolo teve lugar nas instalações da DGC, em Lisboa, e contou com a presença da Diretora-Geral do Consumidor, Ana Catarina Fonseca, da Presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e representante do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, do representante da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Eduardo Pereira, e da representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Maria Igreja.

O protocolo enquadra-se nos trabalhos do Plano Nacional de Formação Financeira, dinamizado pelos supervisores financeiros, e do qual a DGC é parceira desde 2011.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mitigação de riscos por seguros entra na literacia financeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião