Fundação MAPFRE dinamiza Semana Europeia da Mobilidade

  • ECO Seguros
  • 18 Setembro 2022

A Fundação MAPFRE criou um percurso para todas as famílias sob o mote "Conecta-te em Segurança”, nos dias 17 e 18 de setembro, no Parque das Nações.

A Fundação MAPFRE criou, neste fim de semana, um percurso para todas as famílias percorrerem com um meio de transporte sustentável disponível (bicicleta, skate ou trotinete) sob o mote “Conecta-te em Segurança” no Parque das Nações.

A Fundação MAPFRE criou um percurso para todas as famílias percorrerem de bicicleta, trotineta ou skate nos dias 17 e 18 de setembro.

O percurso desafiou os visitantes a contornar obstáculos, sacos de boxe. Em comunicado, a seguradora explicou que os objetos representam “os perigos enfrentados diariamente, (na estrada) como telemóveis, buracos, passeios ou transeuntes”.

A Semana Europeia da Mobilidade 2022, evento promovido pela Comissão Europeia desde 2002, que tem como objetivo facilitar um debate alargado sobre a necessidade de mudanças comportamentais em relação à mobilidade, teve início na passada sexta-feira.

A iniciativa constitui uma “oportunidade para testar novas formas de mobilidade, fazer o balanço dos desafios atuais da mobilidade e consciencializar para a necessidade da implementação de uma mobilidade mais sustentável assente sobretudo na mudança de comportamentos e de atitudes face à mobilidade ativa”, disse a seguradora, em comunicado.

A iniciativa europeia assenta numa parceria entre redes de autoridades locais e especialistas em mobilidade e comunicação, coordenadores nacionais (representantes de Ministérios e Agências Nacionais) e a Comissão Europeia. Em Portugal, esta iniciativa é coordenada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O setor dos transportes em Portugal é responsável por 37% do consumo de energia final. Segundo a Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi), nas áreas urbanas, mais de 30% das viagens de carro são inferiores a 3 km e 50% delas até 5 km, e a transferência para um uso mais intensivo dos modos ativos (caminhar e bicicleta) permite proporcionar poupanças energéticas substanciais a curto prazo.

O site oficial da Comissão Europeia lembra que “com os transportes a contribuir com cerca de 5% para o PIB da UE e a empregar mais de 10 milhões de pessoas na Europa, o sistema de transportes é fundamental para as empresas europeias e para as cadeias de abastecimento globais. Ao mesmo tempo, os transportes não são isentos de custos para a nossa sociedade: gases com efeito de estufa e emissões poluentes, ruído, acidentes rodoviários e congestionamento”.

A organização europeia explica que “com o aumento do investimento público e privado na modernização e ecologização das nossas frotas e infraestruturas, e reforçando o mercado único, temos agora uma oportunidade histórica de tornar o transporte europeu não só mais sustentável mas mais competitivo globalmente e mais resistente a quaisquer choques futuros”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundação MAPFRE dinamiza Semana Europeia da Mobilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião