PSD mais próximo do PS. Montenegro longe de Costa

  • ECO
  • 19 Setembro 2022

Sondagem da Intercampus mostra descida na intenção de voto nos socialistas (30,6%) face a agosto, com o PSD a recuperar (24,7%). Ainda assim, Costa continua a ser o preferido para primeiro-ministro.

O PS está a perder gás nas intenções de voto, vendo o PSD aproximar-se e recuperar terreno. De acordo o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã, os socialistas reúnem 30,6% das intenções de voto em setembro (já feita a extrapolação dos que dizem não votar), uma descida face aos 33,1% do mês passado, enquanto os social-democratas obtêm 24,7%, mais 1,9 pontos percentuais em relação a agosto. Ou seja, a distância entre as intenções de voto nos dois partidos encurtou de dez para menos de seis pontos percentuais no espaço de um mês, revela o barómetro da Intercampus.

Já o partido liderado por André Ventura continua a consolidar a sua posição como terceira força política, ao ver subir as intenções de voto de 8,4% em agosto para 9,2% em setembro. A Iniciativa Liberal tomba de 7,1% para 5,2%, uma intenção de voto igual à do Bloco de Esquerda (no mês passado, tinha obtido 5%), partido com o qual disputa o quarto lugar. Seguem-se a CDU, com 2,9% (mais 0,7 pontos percentuais), o PAN (que dispara para 2,5% face aos 1,3% de agosto), Livre (1,8%) e CDS (1,1%).

Apesar da menor distância nas intenções de voto entre PS e PSD, António Costa continua a ter vantagem sob o líder social-democrata na escolha para primeiro-ministro: o atual chefe do Governo ganha por 43,6% contra 30% de Montenegro. Na avaliação ao papel de liderança do principal partido da oposição, o saldo é positivo, com 39,9% dos inquiridos a considerarem Montenegro um bom líder do PSD, enquanto 34,2% lhe dão nota negativa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD mais próximo do PS. Montenegro longe de Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião