BRANDS' ECOSEGUROS Crescer com e para as pessoas

  • BRANDS' ECOSEGUROS
  • 22 Setembro 2022

As empresas reinventam os processos de liderança e motivação das equipas com vista ao principal desígnio de crescer, de forma regular e sustentada, com os clientes e para os clientes.

As empresas são estruturas humanas muito complexas e desafiantes, que obrigam os responsáveis pela gestão a uma constante reinvenção dos processos de liderança e motivação das equipas, com vista ao principal desígnio de qualquer empresa, que é crescer, de forma regular e sustentada, com os clientes e para os clientes.

É com esta premissa que a NacionalGest promove, há mais de 20 anos, um projeto consistente de desenvolvimento das pessoas e das equipas no mercado da mediação de seguros, com vista a entregar aos clientes um serviço de excelência, que exceda as suas expectativas e promova a recompra e a fidelização à nossa marca.

A consolidação de uma cultura de crescimento empresarial por via da relação bem-sucedida com os clientes tem implicado um forte compromisso de todos os colaboradores com uma ideia central: tratar bem um cliente é sempre bom negócio.

Na área dos serviços financeiros, as atividades com forte pendor comercial, como é a distribuição de seguros, devem evidenciar um benefício tangível para o comprador, entregando-lhe conhecimento técnico adequado a uma decisão informada e racional.

Isso requer que as nossas equipas assumam com seriedade a preocupação com a formação profissional, porque o desenvolvimento de competências técnicas e relacionais tem um impacto direto na qualidade da relação que se estabelece entre o mediador e o nosso cliente.

A NacionalGest tem registado um forte crescimento do número de clientes, apólices e valor de prémios cobrados, e os resultados obtidos dão-nos uma indicação valiosa relativamente ao modelo de colaborador que queremos continuar a promover, sendo a seriedade pessoal o eixo fundamental da nossa ideologia profissional.

A forte expansão da marca NacionalGest nos últimos cinco anos coincide com uma transformação profunda da nossa demografia interna, em resultado da integração de muitas pessoas provenientes de operações adquiridas ou incorporadas e adequadamente recebidas na nossa empresa.

Temos tido o cuidado de explicar de forma sistemática e positiva que na NacionalGest, os colaboradores são integrados pelas suas competências técnicas, mas também e sobretudo pelos seus valores pessoais, que devem ser compatíveis com os valores da marca e a nossa cultura interna, fortemente caracterizada pela entreajuda, cooperação, compreensão, empatia, seriedade, profissionalismo e sobretudo foco no cliente.

Cláudio Gonçalves, Diretor Geral da NacionalGest

Mais do que apostar em estratégias vistosas de encantamento instantâneo ou debitar jargão técnico sem interesse informativo real, as nossas equipas têm apostado em servir os Clientes com honestidade, integridade e transparência, centrando a sua ação na realização efetiva do seu interesse fundamental — encontrar a solução mais adequada à situação a proteger.

A prova de que este comportamento tem valor e é entendido pelos Clientes é o nível de crescimento das nossas lojas — atualmente, 28 em todo o país —, que propagam de forma exemplar a estratégia de entregar valor acrescentado aos Clientes, articulando a sua ação com uma rede de agentes que conta com dezenas de profissionais.

As lojas NacionalGest são verdadeiros centros operacionais preparados e disponíveis para os clientes quando isso possa interessar-lhes, acrescentando tangibilidade e proximidade à relação, sobretudo nos momentos-chave do sinistro ou da ponderação sobre novos negócios.

Por outro lado, como temos uma rede de pontos de contacto bem distribuída pelo interior do país, somos também agente de dinamização das economias e comunidades locais, criando emprego qualificado e contribuindo para que mais profissionais de referência se fixem em localidades fora das grandes regiões metropolitanas.

Esta matriz humana da NacionalGest é uma característica genética fundacional, mas é sobretudo um modelo de gestão, convertido em decisões diárias de uma multiplicidade de colaboradores, que partilham o objetivo de construir um operador independente e multimarca, que se apresenta aos Clientes como parceiro de negócios em representação legítima e competente de todas as marcas de seguros presentes em Portugal.

Nos próximos anos, à medida que a dimensão da empresa e o nível dos desafios técnicos e comerciais aumentam, a criticidade das pessoas no nosso modelo de negócio continuará a crescer, porque serão as suas capacidades e motivação o grande fator de diferenciação face à concorrência.

É, pois, uma razão de futuro, o principal impulsionador do nosso entusiasmo com as pessoas e dos nossos investimentos nas equipas, tanto em requalificação técnica como treino relacional, num quadro de partilha responsável de informação e com uma certeza fundamental — as nossas pessoas crescem com os clientes e os nossos clientes gostam de saber que assim acontece.

Equipas bem formadas e informadas, integradas numa cultura de serviço ao cliente, transformam diariamente pessoas normais em clientes satisfeitos, e, no fim do dia, é isso que queremos, pessoas felizes, sejam colaboradores, parceiros ou clientes.

Texto por Cláudio Gonçalves, Diretor Geral da NacionalGest

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