BRANDS' ECO Como se cozinha uma campanha de recrutamento na Mindera

  • BRANDS' ECO
  • 29 Setembro 2022

Sabem aquelas pessoas cujos olhos brilham quando falam sobre algo que as apaixona? Decidimos juntar várias das nossas paixões: a cozinha, a nossa cultura e o software que resulta dela, numa campanha.

No artigo anterior explicamos um pouco sobre ao que nos referimos quando falamos em self-organisation enquanto pilar da cultura da Mindera. Mas como sempre, talk is cheap, vamos mergulhar no nosso mundo e falar um pouco de como criámos a “Cooking Campaign” – a nossa mais recente campanha de recrutamento, envolvendo todos os escritórios da Mindera (Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Índia, Roménia e Brasil).

Então, como é possível realizarmos uma campanha de recrutamento original, com uma estratégia de lançamento, e ainda envolver minders do mundo inteiro?

Como em tudo o que fazemos na Mindera, o lançamento de uma nova campanha é um momento de partilha de ideias, onde todos contribuem para que o resultado final seja incrível. Tudo começa com um post no Slack, a criação de um grupo de trabalho com pessoas que querem participar, e as ideias fluem. Quando está definido o tema, encontra-se quem faça o design, escrevem-se os textos e fotografam-se as pessoas que se voluntariam para ser modelos. Tudo feito pelas pessoas que trabalham na Mindera.

Já fizemos várias campanhas ao longo dos anos, e em cada uma delas, envolvem-se diferentes minders, de diferentes equipas e localizações. Esta é a primeira vez que criamos uma campanha global, para dar a conhecer todas as localizações da Mindera. É precisamente nessa diversidade que reside a motivação e originalidade para continuar a criar imagens, vídeos e mensagens das quais nos orgulhamos.
Em vários momentos, para que tudo aconteça, é preciso dividir tarefas e responsabilidades e tomar decisões sobre qual o rumo a seguir. Tudo isto acontece organicamente. Dentro do grupo em chats e reuniões, são os próprios minders a escolher as tarefas em que podem trazer mais valor ou que os motivam mais a fazer. As decisões vão sendo tomadas pelas próprias pessoas que assumem fazer as tarefas, pedindo feedback a quem é impactado diretamente. Procuramos sempre tomar as melhores decisões com a informação que temos, acima de tudo, porque confiamos uns nos outros e neste processo. É sempre possível voltar atrás e rever as decisões que tomamos quando outros minders nos dão sugestões de ideias melhores. Afinal, somos humanos, e o erro faz parte do nosso desenvolvimento.

Em campanhas passadas, já foi possível ver minders a tricotar (code freeze), um Mr. minder pelas ruas da cidade do Porto ou minders a viajar no tempo, para o ano de 1500. Tudo experiências para conseguirmos mostrar como é que é, aos nossos olhos, trabalhar na Mindera. Mas, sem dúvida que o que o explica melhor, é precisamente esta nossa forma de chegar a esse resultado puramente colaborativa.

Mais recentemente lançámos a Cooking Campaign. Como foi escolhido o tema?

Estávamos em plena pandemia quando fizemos o primeiro brainstorming e surgiu o conceito. O pensamento foi de que todos gostamos de comer e beber. E o que mais é que fizemos durante todo este tempo fechados em casa? Cozinhar e partilhar receitas! A partir daí, as ideias fluíram. Em todas as culturas, a comida une as pessoas, coloca amigos e familiares à volta de uma mesa, onde se compartilha amor e memórias, ao sabor de deliciosas refeições.

Na Mindera, a comida une-nos enquanto humanos, e o código conecta-nos enquanto especialistas no desenvolvimento de software. O amor pelo que fazemos, a partilha de conhecimento que fazemos com quem está connosco a trabalhar diariamente, é muito parecido com o momento de desfrutar de uma boa refeição juntos com a troca de receitas no final!

A nossa campanha de recrutamento global, inspirada na culinária, já foi lançada e tem a participação de pessoas de todas as nossas localizações: Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Índia, Roménia e Brasil. Nesta campanha incluímos as muitas facetas da nossa comunidade, unida em volta de software e self-organisation.

 

O mais importante de tudo é que nos divertimos muito a fazer estas campanhas, e ao mesmo tempo criamos conexões e memórias para partilhar!

Ah, nenhum software, hardware ou alimento foi maltratado no decorrer desta campanha 😉

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como se cozinha uma campanha de recrutamento na Mindera

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião