BNP Paribas Cardif apoia parceria entre Gasol Foundation e Santa Casa para prevenir obesidade infantil

  • ECO Seguros
  • 26 Setembro 2022

O BNP Paribas Cardif Iberia vai financiar o SAFALÍN, um projeto da Gasol Foundation com a Santa Casa, com vista à sensibilização e investigação dos fatores envolvidos na obesidade infantil.

A BNP Paribas Cardif Iberia, a unidade de Seguro de Vida e Propriedade e de Acidentes do BNP Paribas em Portugal, anunciou o apoio ao SAFALÍN, um projeto de sensibilização para a causa da obesidade infantil, executado em parceria com a Gasol Foundation e a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa (SCML) e mediado pela Fundação Luís Figo.

A seguradora francesa é responsável pelo financiamento da iniciativa em Portugal, que integra um projeto global com vista a alertar para os fatores que contribuem para a obesidade infantil.

A Santa Casa da Misericórdia (SCML) irá ceder espaços próprios para a realização das atividades e será responsável por mapear as famílias que irão participar. Estima-se que cerca de 45 famílias serão envolvidas no projeto SAFALÍN. A iniciativa – focada na Saúde, Famílias e Infância – é um programa que pretende, através de várias ações de sensibilização, promover hábitos saudáveis, e é dirigido a crianças entre os 6 e 12 anos e respetivas famílias.

A participação da BNP Paribas Cardif nesta iniciativa é algo que faz parte da nossa estratégia de fazer a diferença na sociedade em que vivemos. Acreditamos que todos devemos fazer a nossa parte para garantir que as crianças possam ter uma vida saudável e equilibrada”, disse Glória Ferreira, Diretora de Comunicação e CSR da BNP Paribas Cardif Iberia.

O apoio da BNP Paribas Cardif ao projeto SAFALÍN integra a estratégia definida pela seguradora da sensibilização para a importância da prevenção da obesidade, e da contribuição para o desenvolvimento de investigações que visem melhorar a deteção e prevenção de distúrbios alimentares e da obesidade, para além de apoiar associações que estejam dedicadas à prevenção da obesidade nos países onde a BNP Paribas Cardif opera.

A implementação deste projeto em parceria com a Gasol Foundation, e agora, com a SCML, são passos seguros na construção de uma sociedade que esteja mais alerta e interessada no combate e na prevenção do excesso de peso e da obesidade infantil”, acrescentou Glória Ferreira.

Cristina Ribes, Diretora Executiva da Gasol Foundation Europe, salientou que “promover hábitos de vida saudáveis nas famílias e crianças portuguesas é um grande passo na redução das desigualdades sociais neste país, que está, juntamente com Espanha, entre os países europeus com maior prevalência de excesso de peso infantil”.

Em conjunto com a BNP Paribas Cardif Iberia, esta será a primeira vez que a Gasol Foundation realiza um projeto em Portugal. Tendo já diversos programas de intervenção em Espanha e nos Estados Unidos, a Fundação, criada pelos irmãos espanhóis Paul e Marc Gasol, ex-jogadores da NBA e atletas olímpicos, tem como missão combater os fatores que contribuem para a obesidade infantil através da investigação, ações de sensibilização e programas holísticos orientados à promoção de hábitos de vida saudáveis entre famílias e crianças em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

“Poder colaborar com duas entidades como a BNP Paribas Cardif Ibéria e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa garante que o projeto SAFALÍN tenha uma boa base para o seu sucesso”, disse ainda Cristina Ribes.

As causas da obesidade em crianças em idade pré-escolar são complexas e multifatoriais. Embora 30-50% da predisposição para a obesidade em crianças em idade pré-escolar possa ser explicada por fatores genéticos, as influências ambientais desempenham também um papel crucial.

Estudos anteriores, publicados na plataforma Pubmed, tiveram como objetivo melhorar a dieta, aumentar a atividade física e conseguir mudanças de comportamento. Contudo, poucos destes estudos foram bem-sucedidos e existe, portanto, uma necessidade urgente para o desenvolvimento de intervenções baseadas em provas que visem a prevenção da obesidade pré-escolar. Uma abordagem multi-componente envolvendo modificação da dieta e implementação de um estilo de vida saudável, compreendendo atividade física regular, minimização do tempo de rastreio e intervenções comportamentais, tem sido considerada benéfica na prevenção da obesidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BNP Paribas Cardif apoia parceria entre Gasol Foundation e Santa Casa para prevenir obesidade infantil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião