Aumento do salário mínimo vai “compensar” impacto da inflação, diz Governo

Estava prevista uma subida do salário mínimo para os 750 euros, mas poderá ser maior já que o Governo diz ser necessário compensar os efeitos da inflação.

O Governo tinha previsto um aumento do salário mínimo de 705 euros para 750 euros no próximo ano, no entanto, esta subida pode ser maior para “compensar os impactos da inflação“, segundo sinaliza o Executivo na proposta para o acordo de rendimentos que foi entregue aos parceiros que o ECO teve acesso.

A proposta não contempla números para o aumento da remuneração mínima mensal garantida, ficando apenas o compromisso de que esta “atingirá o valor de, pelo menos, 900 euros em 2026, salvaguardando o poder de compra dos trabalhadores e assegurando a trajetória de crescimento iniciada em 2016″.

A subida vai acontecer de forma “faseada, previsível e sustentada, evoluindo em cada ano em função da dinâmica do emprego e do crescimento económico”, define o Executivo.

Para o próximo ano, estava prevista uma subida de 45 euros para os 750 euros, mas o aumento pode afinal ser maior. “Em 2023, o aumento da remuneração mínima mensal garantida deve assegurar um diferencial adicional para compensar os impactos da inflação”, lê-se no documento.

Se o aumento fosse o previsto, de 6,4%, poderia verificar-se uma perda de poder de compra para quem recebe o salário mínimo. Isto já que a subida neste ano foi de 6%, mas as previsões de inflação, que pela parte do Governo apontam para 7,4% e do CFP para 7,7%. Assim, poderia existir uma perda de poder de compra entre 1,4% e 1,7%, caso se confirmem os números da inflação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumento do salário mínimo vai “compensar” impacto da inflação, diz Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião