Rendimento médio disponível das famílias da UE aumentou ligeiramente em 2021

  • ECO
  • 29 Setembro 2022

No final de 2021, o rendimento médio das famílias na UE aumentou 3,6%, face a igual período de 2020. Já o rendimento do trabalho na UE também subiu, mas está abaixo dos valores pré-Covid.

O rendimento médio disponível das famílias na União Europeia aumentou 3,6% no ano passado, face a igual período de 2020, para cerca de 19 mil euros anuais, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat. Quanto ao risco de pobreza, a taxa manteve-se estável a nível da UE, mas aumentou em cinco Estados-membros, face ao período pré-pandemia.

A pandemia trocou as voltas ao mundo do trabalho, levando muitas empresas a fecharem temporariamente as suas portas, mandando para casa milhares de trabalhadores ou até a recorrerem a mecanismos de apoio dos governos como o lay-off simplificado para conseguirem pagar os salários dos funcionários.

Esta situação levou a uma quebra abrupta do rendimento das famílias em 2020. Contudo, com o progressivo levantamento das restrições e reabertura da economia, o rendimento médio disponível das famílias na UE voltou a recuperar para cerca de 19 mil euros anuais. Já o rendimento do trabalho na UE subiu para 26 mil euros anuais, mas mantêm-se abaixo dos valores pré-pandemia.

Evolução do rendimento médio disponível das famílias e do rendimento do trabalho na UE

Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat revelam ainda uma evolução positiva no que toca a distribuição do rendimento da UE, com “com aumentos significativos para os agregados familiares de baixo rendimento”.

Quanto ao risco de pobreza, a taxa manteve-se estável em 2021, ainda que com variações entre os Estados-membros. Comparativamente com o período pré-pandemia, no ano passado houve o risco de pobreza aumentou na Grécia, Croácia, Letónia, Holanda e Hungria. Por outro lado, a taxa relativa ao risco de pobreza recuou em sete Estados-membros: Bulgária, Finlândia, Chipre, Alemanha, Lituânia, Roménia e Suécia. De sublinhar que há alguns países para os quais não há dados disponíveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rendimento médio disponível das famílias da UE aumentou ligeiramente em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião