Conceção e Inovação de Produtos nos Seguros é o novo curso da APS

  • ECO Seguros
  • 4 Outubro 2022

A Associação Portuguesa de Seguradores vai realizar o curso Conceção e Inovação de Produtos nos Seguros nas manhãs de 25 a 28 de outubro de 2022. O processo de inscrições está a decorrer.

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) abriu as inscrições para a formação digital (com formador online) Conceção e Inovação de Produtos nos Seguros, a ter lugar nas manhãs de 25 a 28 de outubro de 2022.

Em comunicado, a APS explica que “uma das preocupações centrais que acompanhou a transposição da Diretiva da Distribuição de Seguros consistiu na definição de políticas de conceção e aprovação de produtos de seguros por parte das seguradoras”.

O recurso a metodologias de Design Thinking e o desenvolvimento de competências de criatividade e de inovação estratégica aplicadas ao desenho de novos produtos de seguros contribuem de forma eficaz para a implementação dessas políticas.

A formação, de 15 horas no total, é composta por dois módulos principais. O primeiro, Conceção e Aprovação de Produtos, será lecionado na manhã de 25 de outubro e terá uma duração de 4 horas. Será conforme a transposição da Diretiva da Distribuição de Seguro e irá analisar os temas Política de Conceção e Aprovação de Produtos de seguros; Antecedentes: Direito Europeu e Requisitos Legais a Cumprir.

O segundo módulo, Inovar nos Seguros, será lecionado nas manhãs dos dias 26, 27 e 28 de outubro e terá duração total de 11 horas. Centrar-se-á nos temas de Inovação e Design Thinking; Processo de Design Thinking; Inspiração – Entender o Desafio, o Contexto e o Mercado, e encaminha os formandos a preparar a pesquisa, mapear a jornada do cliente, interpretar problemas e oportunidades, as How migth we questions; Ideação – gerar ideias para produto/serviço, priorizar as ideias; Experimentação – criar o protótipo, testar e receber feedback e Implementação – passar das ideias à ação.

Os objetivos da formação passam por dar a conhecer as preocupações quanto à definição de políticas de conceção e aprovação de produtos de seguros, decorrentes da Lei que transpõe a Diretiva da Distribuição de Seguros. Pretende-se ainda dotar os participantes de conhecimentos básicos sobre metodologias de inovação e a sua aplicação aos Seguros. O curso promete ainda uma compreensão do que é o Design Thinking e de que forma pode ser aplicado na criação de novos produtos e fomentar uma cultura de inovação nas empresas, ao abrir espaço para a partilha, para a geração de ideias e para a criação de soluções inovadoras e humanas.

O curso é dirigido a colaboradores do setor segurador com funções ligadas à gestão, desenvolvimento e inovação de produtos.

A formação está a cargo de Teresa Carvalho, jurista e consultora independente especializada em seguros, compliance e proteção de dados e Carmen Almeida, HR Consultant, Employee Experience Designer, Problem Solving Facilitator e Design Thinking Facilitator.

 

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