Prosegur reforça serviços com IA, IoT e Big Data
O novo centro agora inaugurado custou 1 milhão de euros, criou 100 postos de trabalho e introduz novas tecnologias inteligentes para usar na segurança de 3500 clientes em Portugal.
A Prosegur Security, a divisão da Prosegur de soluções de segurança física e eletrónica a empresas, inaugurou o seu novo iSOC – Intelligent Security Operations Center –, em Lisboa. O desenho e implementação deste centro de última geração contou com um investimento de mais de um milhão de euros e levará à criação de 100 novos postos de trabalho. Este centro integra tecnologia de ponta (Inteligência Artificial, IoT, Big Data, etc), processamento inteligente de dados, serviços avançados de segurança e, segundo a empresa “permitirá abordar as operações de segurança de uma forma mais inteligente e ágil, antecipando os riscos e ameaças que as empresas enfrentam atualmente.
“Movemo-nos num ambiente em que os riscos tradicionais estão a tornar-se cada vez mais difusos, inesperados e disruptivos, salienta Gonçalo Morgado, diretor geral da Prosegur Security em Portugal, acrescentando que este contexto está a dar lugar a uma inevitável evolução da segurança e na Prosegur definimos um modelo que procura dar resposta a esta nova realidade, a Segurança Híbrida.
A Prosegur baseia a proposta no empoderamento de especialistas de segurança através de tecnologias inteligentes e dados em tempo real. Com isso, “oferecemos uma solução de segurança mais individualizada e mitigamos os riscos para o desenvolvimento da atividade económica dos nossos clientes. Como parte desta estratégia, os nossos centros de operações de segurança estão a evoluir e o iSOC está a estabelecer-se como um pilar fundamental no futuro da segurança, tornando-se o cérebro do modelo de Segurança Híbrida”, conclui Gonçalo Morgado.
Com a abertura do novo iSOC, a empresa declara introduzir novos avanços tecnológicos que apoiam e melhoram as funções e serviços prestados aos seus clientes. A gestão de sinais de alerta e a ativação de protocolos de segurança, a monitorização ativa de imagens – incluindo maiores capacidades através da incorporação de Inteligência Artificial –, a gestão remota de entradas e saídas de veículos e pessoas e a revisão do cumprimento dos regulamentos e parâmetros operacionais do cliente.
Segundo dados da empresa, a Prosegur Security tem atualmente mais de 3 mil clientes em Portugal e, a partir do seu centro de operações, são supervisionadas mais de 3.500 instalações de clientes. Além disso, o iSOC tem capacidade para monitorizar mais de 4 milhões de alarmes por ano, assim como mais de 50 mil rondas virtuais. A empresa tem ainda uma equipa de cerca de 5 mil colaboradores no país, dos quais mais de 160 estarão localizados no seu novo centro de operações.
A base de Lisboa da Prosegur Security está inserida na transformação de outras 12 instalações semelhantes à de Lisboa – na Argentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, Espanha, EUA, México, Paraguai, Peru, Singapura e Uruguai, “com o objetivo de desenvolver trabalho colaborativo e em rede entre os diferentes mercados”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Prosegur reforça serviços com IA, IoT e Big Data
{{ noCommentsLabel }}