Allianz: Portugal com crescimento sólido de 3,8% nos ativos financeiros
Os ativos financeiros brutos das famílias portuguesas apresentaram um crescimento sólido de 3,8% em 2021, muito acima da média de longo prazo de 2,2%, segundo Relatório Allianz de Riqueza Global 2022.
Segundo o Relatório de Riqueza Global Allianz 2021, os ativos financeiros brutos das famílias portuguesas apresentaram um crescimento sólido de 3,8% em 2021, muito acima da média de longo prazo de 2,2%.
O principal impulsionador foram os depósitos bancários (+6,0%), a forma de poupança mais popular das famílias em Portugal: 90% da nova poupança foi colocada nesta classe de ativos e a sua participação no ativo financeiro bruto aumentou para quase 47% no ano passado.
A entrada de novas poupanças diminuiu visivelmente em comparação com 2020 (-18%), mas numa comparação de longo prazo, o volume de poupança do ano passado (13,3 mil milhões de euros) mais do que duplicou.
As restantes novas poupanças (2 mil milhões de euros) foram colocadas em títulos. Esta classe de ativos representava cerca de 32% da riqueza financeira em Portugal e cresceu de forma mais modesta em 2021, com um aumento de 3,8%.
O ativo de seguros e fundos de pensões diminuiu ligeiramente (-0,3%), uma vez que as famílias portuguesas chegaram mesmo a retirar fundos desta classe de ativos (-0,2 mil milhões de euros). A sua quota de carteira ainda é bastante baixa, cerca de 15% (média da Europa Ocidental: 38%) e até diminuiu desde o início da década passada (-2,0 ppts.).
O crescimento da dívida, por outro lado, manteve-se claramente em território positivo o ano passado (+2,2%; +2,4% em 2020), depois de as famílias portuguesas terem reduzido os seus níveis de endividamento na última década (-0,3% ao ano em média). No entanto, com a recuperação da produção económica em 2021, o rácio da dívida (passivo em % do PIB) diminuiu quase 3 pontos percentuais para 83%.
Os ativos financeiros líquidos aumentaram 4,8%. Com ativos financeiros líquidos per capita de 28.860 euros, Portugal ocupa a 25ª posição no ranking dos países mais ricos (ativos financeiros per capita).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Allianz: Portugal com crescimento sólido de 3,8% nos ativos financeiros
{{ noCommentsLabel }}