Moody’s melhora a classificação da Coface
A agência de notação Moody's melhorou a classificação de solidez financeira (Insurance Financial Strength Rating - IFSR) de A2 para a Coface. A perspetiva passou de estável para positiva.
A agência de notação Moody’s melhorou a classificação de solidez financeira (Insurance Financial Strength Rating – IFSR) de A2 para a Coface. A agência também mudou a perspetiva da Coface de estável para positiva.
Em comunicado, a Moody’s destaca que a classificação reflete a “forte capitalização da Coface, a boa rentabilidade e a exposição limitada à Rússia. A Coface tem mantido consistentemente um rácio de solvabilidade do grupo acima dos 190% desde 2020 e uma baixa sensibilidade a choques financeiros e macroeconómicos. Esta baixa sensibilidade foi reforçada por melhorias recentes na qualidade dos ativos do grupo“.
A rentabilidade da especialista em seguro de crédito tem sido robusta nos últimos cinco anos, com um rácio médio combinado de 75% entre 2017 e 2021.
A Moody’s também partilhou que, desde 2016, “o grupo melhorou os seus processos de monitorização de riscos e tem sido mais pró-ativo em ajustar a sua carteira de riscos”.
A agência espera que “estas melhorias se traduzam em menos choques no rácio combinado do grupo no futuro, mesmo que a volatilidade dos ganhos continue a ser uma característica da indústria de seguros de crédito”.
A firma de seguros de crédito considera que a “mudança de perspetiva estável para positiva reflete a crescente diversificação do grupo, a monitorização e melhor gestão das exposições ao risco de crédito, as quais a Moody’s espera que resultem numa menor volatilidade dos lucros e que tornem a seguradora resistente a uma recessão económica”.
Phalla Gervais, Chief Finance & Risk Officer da Coface, diz, em comunicado que se congratula com a mudança de perspetiva “que recompensa o trabalho das equipas da Coface e reconhece o elevado nível de serviço que oferecemos aos nossos clientes. Reconhece também a agilidade e resistência da Coface, bem como a qualidade da sua gestão de risco, que estão no centro da nossa cultura e experiência. A Coface está confiante em concluir o seu plano estratégico Build to Lead“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Moody’s melhora a classificação da Coface
{{ noCommentsLabel }}