AR vai desligar luzes da fachada e pedir a deputados que usem transporte públicos

  • Lusa
  • 19 Outubro 2022

As 23 medidas de poupança incluem luzes desligadas nas salas de reuniões e dos gabinetes dos deputados, quando vazias, e limites de à temperatura do ar condicionado.

O parlamento vai a partir desta quarta-feira desligar a iluminação da fachada durante a madrugada e promover a utilização de transportes públicos por todos os funcionários, deputados incluídos, como parte de uma estratégia para poupar energia.

Em linha com o Plano Nacional de Poupança de Energia 2022/2023 apresentado pelo Governo, a Assembleia da República vai implementar a partir de 19 de outubro, 23 medidas que têm de ser adotadas pelos serviços e funcionários. A notícia foi avançada pelo Observador e, entretanto, confirmada pela Lusa.

De acordo com o despacho a que a Lusa teve acesso, a iluminação da fachada do Palácio de São Bento e do novo edifício do parlamento vai ser desligada todos os dias depois da meia-noite, “com exceção dos holofotes que iluminam a bandeira nacional”. O mesmo vai acontecer com a iluminação natalícia, quando for instalada.

As luzes das salas de reuniões e dos gabinetes dos deputados têm de estar desligadas quando estiverem vazias – o mesmo acontece com os ares condicionados. Os ares condicionados têm de estar predefinidos para uma “temperatura máxima” de 25ºC, mínima de 20ºC “em condições de humidade entre 30% e 70%”.

A iluminação do refeitório e do restaurante dos deputados só vão ser ligadas cinco minutos antes da abertura e são desligadas assim que encerrarem. Todas estas medidas são de aplicação imediata. O despacho acrescenta que a Assembleia da República vai “promover a utilização de transportes públicos nas deslocações pessoais (casa – trabalho – casa), aumentar os espaços para bicicletas no parque de estacionamento e de carregadores para veículos elétricos.

Na ótica de poupar combustíveis, os motoristas têm de desligar as viaturas quando estão parqueados. É usual os automóveis estarem com os motores ligados durante um longo período de tempo, enquanto estão estacionados.

O parlamento vai também avançar com a substituição das janelas no Palácio de São Bento por “janelas energeticamente eficientes”, integrar iluminação LED em todos os edifícios e substituir as torneiras “existentes por torneiras com sensor”. A implementação destas últimas medidas não é para já, assim como a instalação de painéis fotovoltaicos “para autoconsumo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AR vai desligar luzes da fachada e pedir a deputados que usem transporte públicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião