Taxa de juro dos novos créditos da casa sobe para 1,78%, um máximo de 2017

Desde o início do ano, a taxa de juro dos novos contratos de crédito à habitação acumula um aumento de 100 pontos base e está hoje no valor mais elevado desde janeiro de 2017.

A taxa de juro dos novos contratos de crédito à habitação em setembro fixou-se em 1,775%, 25 pontos base acima da taxa média verificada em agosto. Os dados foram divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Só este ano, a taxa de juro dos novos contratos realizados há menos de três meses aumentou 100 pontos base para o valor mais elevado de janeiro de 2017. A pressão sobre a taxa de juro do crédito à habitação tem sido de tal maneira grande em 2022 que, em apenas quatro meses (desde maio), a taxa de juro mais do que duplicou, passando de 0,86% em dezembro de 2021 para os atuais 1,78%.

Se a taxa de juro dos novos créditos à habitação batem recordes de 2017, o aumento da taxa de juro da totalidade dos contratos em setembro foi o maior aumento mensal desde pelo menos 2009.

Para o destino de financiamento aquisição de habitação, o mais relevante no conjunto do crédito à habitação, o INE revela que a taxa de juro implícita nos novos contratos celebrados nos últimos três meses aumentou 25 pontos base face a agosto para os 1,775%.

O INE revela ainda que a pressão sobre as taxa de juro refletiu-se também num aumento de 13,3 pontos base na taxa de juro implícita do stock do crédito à habitação em vigor até setembro, que cifrou-se em 1,144%. O aumento registado em setembro na taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação foi o maior aumento mensal desde pelo menos fevereiro de 2009 (data limite da série de dados do INE).

Segundo o INE, considerando a totalidade dos contratos (que apresentam um capital médio em dívida de 61.089 euros), o valor médio da prestação da casa subiu 4 euros em setembro para 272 euros. “Deste valor, 58 euros (21%) correspondem a pagamento de juros e 214 euros (79%) a capital amortizado”. lê-se no documento publicado esta quinta-feira.

Taxas de juro do crédito à habitação

Se a taxa de juro dos novos créditos à habitação batem recordes de 2017, o aumento da taxa de juro da totalidade dos contratos em setembro foi o maior aumento mensal desde pelo menos 2009.

Fonte: Instituto Nacional de Estatística.

 

Há muito tempo que as famílias não sentiam aumentos tão bruscos na prestação da casa. E para as famílias com crédito à habitação, os próximos meses vão ser bastante duros para as suas finanças. Faça aqui a simulação do seu caso.

Tenho um crédito à habitação no valor de euros, contratualizado por um prazo de anos, indexado à Euribor a 12 meses (que há um ano estava nos % ), com um spread de %. A prestação da casa que pago atualmente é de 308 euros, mas caso a Euribor a 12 meses passe para %, a prestação passa para 432 euros. (Mude os campos sublinhados para descobrir os números mais próximos da sua previsão.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de juro dos novos créditos da casa sobe para 1,78%, um máximo de 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião