Semana da Literacia Financeira quase a começar

  • ECO Seguros e Lusa
  • 20 Outubro 2022

A Semana da Formação Financeira 2022 arranca na segunda-feira com mais de 470 atividades, incluindo conferências, workshops, webinars e campanhas de sensibilização sobre gestão financeira.

A Semana de Formação Financeira 2022, promovida anualmente pelos supervisores financeiros – Banco de Portugal (BdP), Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) – e pelos parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), está pronta para começar.

O objetivo da iniciativa é sensibilizar a população para a importância da literacia financeira.

O lema escolhido para o evento é “Na formação financeira Todos Contam!”, e pela primeira vez, tem a participação da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), explicou à agência Lusa a representante da CMVM, São Igreja.

O programa da semana de formação continua em atualização, mas conta já com 351 escolas, 26 entidades, oito campanhas e 471 atividades, que pretendem abordar todas as matérias respeitantes à aquisição de produtos financeiros, incluindo a sustentabilidade financeira.

Não temos uma visão estática dos conteúdos formativos”, explicou a representante do BdP, Lúcia Leitão, precisando que o Plano Nacional de Formação Financeira – que começou nas escolas em 2011 – é muito flexível para responder às necessidades atuais, como a subida de preços e das taxas de juro.

Na terça-feira está agendada a sessão solene da semana, com um painel sobre a Revisão do Referencial de Educação Financeira, documento orientador publicado em 2013 para a introdução da educação financeira nas escolas.

Na sessão solene, a encerrar pelo Ministro da Educação, João Costa, vão ser anunciados os vencedores da 11.ª edição do concurso Todos Contam, que distingue projetos de educação financeira das escolas para o ano letivo 2022/2023.

Mas a formação financeira não se esgota nesta semana, ressalva o representante da ASF, Eduardo Pereira, explicando que há iniciativas a decorrer todo o ano, incluindo formação de formadores em literacia financeira: “Na Semana da Formação Financeira é dada uma especial atenção, sensibilizando mais para o tema, mas o Plano [PNFF] decorre o ano todo”.

O programa inclui um workshop dirigido a estudantes, subordinado ao tema “Que cuidados deves ter quando estás online?”, organizado pela Associação Portuguesa de Bancos (APB), e um webinar dedicado a “Sobreviver à inflação!” destinado à população em geral, organizado pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco).

Também está previsto o lançamento de uma campanha nas redes sociais para divulgar a nova área do portal Todos Contam. Serão partilhados conteúdos sobre impostos e fiscalidade, a divulgar pelo CNSF – Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Semana da Literacia Financeira quase a começar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião