Conferência ECOseguros recebeu os líderes do setor

  • ECO Seguros
  • 21 Outubro 2022

O auditório do Centro de Congressos de Lisboa esteve totalmente preenchido por líderes do setor segurador português, naquele que se confirma como um dos maiores eventos da área.

3ª Conferência Anual ECO Seguros - 20OUT22
Mais 300 profissionais da área seguradora encheram o auditório do Centro de Congressos de Lisboa ao longo de todo o dia.Hugo Amaral/ECO

O Centro de Congressos de Lisboa recebeu hoje os líderes do setor dos seguros no maior evento do setor em Portugal, a 3ª Conferência Anual ECOSeguros.

Na primeira edição presencial, após dois anos de realização da conferência à distância, o objetivo passou por tocar nos pontos mais sensíveis no que respeita a empresas de seguros.

Ouviram-se os protagonistas de diferentes áreas da atividade seguradora e perceberam-se as estratégias para o ciclo económico adverso que se avizinha.

O ano 2023 esteve no centro das discussões, e foi unânime a previsão de que este promete ser um ano de dificuldades para a economia. O setor dos seguros, de acordo com as impressões registadas, mantém-se sólido.

O papel da distribuição de seguros no ano que se aproxima, os avanços tecnológicos, o papel do Ramo Vida perante o cenário inflacionista e de taxas de juro elevadas, o sucesso dos produtos de proteção de saúde, bem como os desafios das seguradoras, foram alguns dos assuntos abordados durante o dia, transversais aos seis painéis de especialistas.

3ª Conferência Anual ECO Seguros - 20OUT22
André Veríssimo, António Castanho e Dora Leal.Hugo Amaral/ECO

Dora Leal, Senior Manager na área de Atuariado e Risco na EY Portugal – e que abriu o primeiro painel com uma análise do contexto macroeconómico do setor – e António Castanho, Presidente CA Vida, exploraram o assunto com André Veríssimo, editor do ECO.

3ª Conferência Anual ECO Seguros - 20OUT22
Gonçalo Baptista, David Pereira e Filipe Charters de Azevedo.Hugo Amaral/ECO

Francisco Botelho, Diretor ECOseguros recebeu David Pereira, Presidente da Direção da Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros (APROSE), Gonçalo Baptista, Diretor Geral Innovarisk Underwriting e Filipe Charters de Azevedo , Sócio-gerente Safe-crop),numa troca de ideias sobre o papel dos mediadores para a melhoria da proteção dos consumidores e otimização dos custos dos segurados. A tecnologia e a inovação foram assuntos centrais neste e no terceiro painel, onde se analisou o que é esperado dos aumentos de eficiência e de novas oportunidades decorrentes das novas tecnologias nos seguros.

3ª Conferência Anual ECO Seguros - 20OUT22
João Veiga, Helena Leite e Leandro Fernandes.Hugo Amaral/ECO

João Veiga, Country Manager da MPM Software, Helena Leite, COO da Cleva Insurance Solution at Inetum e Leandro Fernandes, CEO da lluni partilharam experiências e conceitos da área insurtech, e avaliaram o potencial de Big Data, Cloud e Inteligência Artificial (IA) aplicados ao setor segurador.

3ª Conferência Anual ECO Seguros - 20OUT22
Marta Graça Ferreira, Nelson Machado e Isabel Castelo Branco.Hugo Amaral/ECO

À tarde, o tema Vida/Poupança/Reforma esteve em análise, e discutiu-se o virar da página nos seguros de Vida e Pensões. Isabel Castelo Branco, CEO da BPI Vida e Pensões, Marta Graça Ferreira, Presidente do Conselho de Administração da Real Vida Seguros e Nelson Machado, CEO Vida & Pensões Grupo Ageas Portugal falaram sobre a influência do orçamento de estado 2023, inflação e taxas de juro, produtos da indústria seguradora e da inexistência de produtos PEPP.

3ª Conferência Anual ECO Seguros - 20OUT22
Maria João Sales Luís, Eduardo Consiglieri Pedroso e Luís Prazeres.Hugo Amaral/ECO

Maria João Sales Luís, CEO da Multicare, Eduardo Consiglieri Pedroso, CEO da Médis e Luís Prazeres, Chief Technical Officer da Advance Care falaram sobre Longevidade e Saúde. O crescimento do ramo saúde e a melhoria do serviço à população e do futuro estiveram em debate no quinto painel.

3ª Conferência Anual ECO Seguros - 20OUT22
José Galamba de Oliveira, Teresa Brantuas, Steven Braekeveldt, Rogério Campos Henriques e Pedro Carvalho.Hugo Amaral/ECO

Os grandes desafios das seguradoras em ano económico desafiante foi o tema da discussão final onde José Galamba de Oliveira, Presidente da Associação Portuguesa de Seguradores, Pedro Carvalho, CEO da Tranquilidade/Generali, Rogério Campos Henriques, CEO Fidelidade, Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal e Teresa Brantuas, CEO Allianz Portugal, partilharam experiências e perspetivas do setor, entre previsões e certezas, numa troca de ideias intensa e positiva.

Margarida Corrêa de Aguiar, Senhora Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Penões (ASF), encerrou a conferência.

3ª Conferência Anual ECO Seguros - 20OUT22
Margarida Corrêa de Aguiar, presidente da ASF.Hugo Amaral/ECO

Todos os painéis estarão disponíveis, a um ritmo de um vídeo por dia, a partir da próxima semana, no site e newsletter ECOseguros.

Já no quarto ano, ECOseguros continua a juntar os profissionais envolvidos na indústria dos seguros através do site e newsletter diária (sempre às 7h30 da manhã), do livro Seguros YearBook, de webtalks e do Fórum Nacional de Seguros, entre outras iniciativas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conferência ECOseguros recebeu os líderes do setor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião