Aposta da Bosch nas eBikes “pedala” mais 400 empregos em Ovar e Braga

Grupo alemão aposta em Portugal para o desenvolvimento e fabrico de bicicletas elétricas. Unidade de Ovar vai receber investimento de 6,5 milhões. Negócio pode valer faturação de 70 milhões em 2023.

As unidades de Ovar e Braga vão assumir um papel preponderante no desenvolvimento e produção de eBikes dentro da Bosch, anunciou a empresa em comunicado. Com este reforço, o grupo alemão prevê um investimento de 6,5 milhões e a criação de 414 postos de trabalho na Investigação e Desenvolvimento e no fabrico das bicicletas elétricas.

“Este investimento nos projetos eBikes planeados para Portugal vem reforçar a aposta do Grupo no país, com mais postos de trabalho, reforço das equipas de I&D, novas linhas de produção, e consequente impacto positivo no volume de negócio em Braga e Ovar, que se prevê ser crescente ao longo dos próximos anos”, refere a Bosch.

Em Ovar, a criação de uma equipa para o projeto eBikes traduz-se num investimento de 6,5 milhões de euros e no recrutamento de cerca de 300 pessoas para as operações, 30 novos colaboradores para as áreas técnica e de engenharia, e mais de 20 perfis especializados para I&D, detalha a empresa.

Daquela unidade sairão os connect devices para as bicicletas elétricas, nomeadamente, displays e remote controls, responsáveis por fazer a gestão e o controlo do equipamento. A equipa de Ovar será também responsável por realizar diversos processos de assemblagem e de controlo de elevada precisão. A expectativa do grupo alemão é atingir uma faturação de 40 milhões de euros já no próximo ano, devendo duplicar nos seguintes.

Imagens dos componentes para bicicletas elétricas que serão desenvolvidos e produzidos pela Bosch em Portugal.

Em Braga, será desenvolvida e produzida a drive unit, sensores, eletrónica de gestão das baterias (BMS – Battery Management Systems) e componentes para as eBikes. A Bosch espera ter oito linhas de produção dedicadas às bicicletas elétricas até 2026, esperando um faturação de 30 milhões já em 2023. Serão contratados 64 novos colaboradores. Em Lisboa, foi já criada uma área de suporte técnico, serviços pós-venda e marketing.

“A Bosch está muito focada no desenvolvimento de uma mobilidade mais sustentável, e a eBike é um dos produtos com maior sucesso nesse âmbito. Assumir este novo negócio numa área que tem provado o seu valor no mercado e sensibilizado um número cada vez maior de pessoas um pouco por todo o mundo é, para nós, mais uma forma de consolidar a competitividade das nossas atividades em Portugal no seio da Bosch”, explica Carlos Ribas, representante do Grupo Bosch em Portugal, citado no comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aposta da Bosch nas eBikes “pedala” mais 400 empregos em Ovar e Braga

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião