Sindicato de tripulantes da TAP convoca assembleia geral com “urgência” e admite recorrer à greve

SNPVAC vai reunir os associados para debater a proposta de Acordo de Empresa enviada pela TAP, que considera "inenarrável". Não descarta o recurso à greve.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) avançou hoje com um pedido de marcação de uma assembleia geral, com “caráter de urgência”, para debater a proposta de Acordo de Empresa feita pela TAP, que os tripulantes consideram “inenarrável”. Ao que o ECO apurou, a reunião com os associados deverá acontecer no dia 3 de novembro.

Na convocatória enviada aos associados o SNPVAC critica “os sistemáticos atropelos ao Acordo de Empresa (AE) em vigor e ao Acordo Temporário de Emergência (ATE), a somar à falta de respeito que a TAP tem vindo a ter perante os tripulantes”. Menciona também as “questionáveis decisões de gestão que acabam por ter um impacto direto e indireto nas nossas vidas”, que culmiraram “mais recentemente com a denúncia do Acordo de Empresa em vigor, acompanhado de uma proposta de AE inenarrável”, acrescenta.

O sindicato argumenta que “desde o primeiro momento procurou a via do diálogo, para tentar solucionar os vários diferendos e entendimentos antagónicos que têm surgido por parte da Empresa nos últimos tempos”. Entende também que “contribui verdadeiramente para a busca de soluções, com vista à ajuda na recuperação e estabilidade” da TAP.

O novo Acordo de Empresa levou, no entanto, o SNPVAC a solicitar ao presidente da mesa “a convocação de uma Assembleia Geral com caráter de urgência“.

“Chegou o momento da Direção, em conjunto com os seus Associados, debater o atual momento da Empresa e apresentar as conclusões retiradas pela Direção sobre a proposta de AE enviada pela TAP, além de deliberar eventuais medidas a tomar – não descartando o recurso à Greve“, escreve o sindicato no comunicado enviado aos associados.

“Respeitamos a Empresa mas exigimos que nos respeitem, que nos tratem condignamente. Não permitiremos que continuem a desconsiderar a importância do nosso papel na recuperação da Empresa”, diz a missiva. “Chegou a hora de deixar os teclados e mostrar à Empresa que não vamos tolerar mais atropelos”, acrescenta.

A TAP está a negociar com os sindicatos novos Acordos de Empresa, que permitam substituir os Acordos Temporários de Emergência, assinados em 2021 no âmbito do plano de reestruturação da companhia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicato de tripulantes da TAP convoca assembleia geral com “urgência” e admite recorrer à greve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião