Deputado Rui Rocha anuncia candidatura à liderança da Iniciativa Liberal

Rui Rocha anunciou nas redes sociais que será candidato à liderança do partido na Convenção Nacional que se vai realizar em dezembro. É o primeiro a avançar para a sucessão de João Cotrim Figueiredo.

Já há um candidato à sucessão de João Cotrim Figueiredo, que vai deixar a liderança do Iniciativa Liberal em dezembro. Rui Rocha, deputado do partido, anunciou a candidatura nas redes sociais

“Tomei a decisão de me candidatar à liderança da Iniciativa Liberal”, escreve Rui Rocha, num post no Facebook. “Na próxima Convenção Nacional, agendada para Dezembro, apresentarei uma moção de estratégia global e irei encabeçar uma lista à Comissão Executiva do partido”, afirma.

Na publicação diz que a candidatura, sob o lema “Liberalismo para Todos”, terá dois objetivos: “continuar o atual sucesso da IL e popularizar o Liberalismo pelo país, afirmando as ideias e os valores liberais com convicção e humildade para transformar Portugal num país mais próspero, mais justo e mais livre”.

“Iremos fazer uma oposição feroz e combativa ao modelo de desenvolvimento falhado que o PS implementa no país; continuar com a equipa que sabe vencer e que fez crescer de forma impressionante a Iniciativa Liberal com o Carlos Guimarães Pinto e com o João Cotrim Figueiredo; e continuar o movimento cultural liberal, com uma comunicação mais popular e com maior presença junto dos portugueses”, acrescenta.

Rui Rocha tem 52 anos é um dos vogais da Comissão Executiva do partido. Licenciado em Direito, foi eleito deputado nas últimas legislativas. Segundo o perfil no LinkedIn, é também responsável de recursos humanos da Sonae Fashion, cargo que desempenha desde 2012. Está no grupo Sonae desde 2008.

Na publicação em que apresenta a candidatura, diz que pretende “expandir a Iniciativa Liberal no território para mais zonas suburbanas e do interior; expandir a Iniciativa Liberal nos temas, chegando a mais públicos; e expandir a Iniciativa Liberal internamente, com novos núcleos e mais formação, maior profissionalização e maior ligação aos membros”.

“Iremos desenvolver uma alternativa política de matriz claramente liberal em áreas fundamentais para a vida dos portugueses como a habitação, a mobilidade, a transição energética, a segurança, a revitalização urgente do interior do país e a revisão da avaliação da Função Pública”, diz também.

Promete ainda a “defesa intransigente das liberdades individuais, políticas, sociais e económicas, numa afirmação clara e inequívoca de liberalismo em toda a linha – em que o crescimento, o aumento dos salários, o desagravamento fiscal, a simplificação e desburocratização das empresas, a descentralização, bem como a liberdade de escolha na segurança social, na educação e na saúde continuarão a assumir papel central”.

O atual presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, não será candidato ao cargo na próxima Convenção do partido, que se realiza em dezembro, informou o partido em comunicado. O mandato, que renovou em 2021, só terminava no próximo ano. “A estratégia para que o partido continue a crescer deve ser diferente daquela que o fez crescer de forma significativa até agora“, escreveu Cotrim no Twitter.

(notícia em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deputado Rui Rocha anuncia candidatura à liderança da Iniciativa Liberal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião