Taxa de esforço superior a 40% vai ditar renegociação do crédito da casa

  • ECO
  • 25 Outubro 2022

Diploma para atenuar impacto da subida dos juros da casa nas famílias com crédito à habitação deverá ser discutido esta quinta-feira no Conselho de Ministros.

O Governo deverá discutir esta quinta-feira em Conselho de Ministros um projeto de diploma para atenuar o impacto da subida dos juros nas famílias com crédito à habitação. Se os bancos tiverem sinais de que os clientes estão em risco de entrar em incumprimento, poderão ter de apresentar uma proposta de negociação para mitigar o aumento da prestação mensal, avança esta terça-feira o Jornal de Negócios (acesso pago).

O documento, que ainda pode ser alterado, prevê que uma taxa de esforço superior a 40% e uma evolução nesses mesmos encargos de cinco pontos percentuais, no último ano de financiamento, sejam condições essenciais para que os bancos avancem com a renegociação dos empréstimos à habitação. Para os casos mais graves, uma taxa de esforço de 50% ditará a renegociação sem que seja necessário cumprir o critério da rapidez no agravamento das condições financeiras.

Os bancos terão um prazo de 15 dias para apresentar ao cliente uma proposta de negociação, sendo que, para a taxa de esforço, vão contar o rendimento líquido, a prestação da casa e outras responsabilidades financeiras. A renegociação do crédito também poderá partir da iniciativa dos próprios clientes. A medida foi desenhada pelo Governo, em conjunto com o Banco de Portugal (BdP) e com a Associação Portuguesa de Bancos (APB).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de esforço superior a 40% vai ditar renegociação do crédito da casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião