Seminário da APROSE renova críticas a bancos e seguradoras

  • ECO Seguros
  • 27 Outubro 2022

Na 1º sessão da APROSE Aberta a associação de mediadores profissionais de seguros contestou o excessivo poder dos bancos e a concorrência distorcida pelas seguradoras.

As exigências feitas pela Banca na contratação de produtos de que os clientes podem não necessitar e o seu “excessivo poder sobre os seus clientes e a concorrência, que consideram desleal, por parte do setor bancário”, foram preocupações manifestadas pelos mediadores de seguros, durante o 1º seminário da APROSE ABERTA, realizado em Leiria, e que juntou cerca de 60 profissionais deste canal de distribuição de seguros.

Sessão da APROSE em Leiria contou com 5 membros da direção. Vitor Guerreiro, David Pereira e Nuno Costa estiveram na mesa.

A iniciativa, promovida pela APROSE, Associação Nacional de Agentes de Corretores e Seguros, foi aberta a todos os profissionais da área, associados ou não com o objetivo, de fazer a radiografia do setor. Na primeira sessão da APROSE Aberta foi estimado que cerca de metade dos mediadores presentes não eram associados e o debate também interessou a mediadores exclusivos de uma seguradora.

Segundo a associação “os participantes manifestaram-se preocupados com as perspetivas de uma conjuntura económica difícil, vendas agressivas e desinformadas, ou mesmo apresentação de propostas pela mesma seguradora com valores que diferem de mediador para mediador, quando o cliente final é o mesmo, distorcendo o mercado”.

Foi também proposto a possibilidade de a APROSE “encetar contactos com as seguradoras na tentativa de reduzir a pressão que colocam aos mediadores para que vendam determinados seguros, fazendo com que estes profissionais percam a independência e, outro exemplo, a possibilidade de a APROSE realizar ações de formação que, de facto, preparem para a Mediação de Seguros, implementando, assim, mais cursos do que aqueles que são exigidos por lei”, diz um comunicado.

Comentando o seminário, David Pereira, Presidente da APROSE, afirma ter sido de “extrema importância para percebermos as preocupações e as propostas dos profissionais da mediação. Acrescentando que “foi tanto mais importante pelo facto de ter sido uma iniciativa aberta a toda a mediação, sócios e não sócios que compareceram e fizeram-se ouvir”, concluiu.

O seminário da APROSE ABERTA vai realizar-se em todos os distritos do país, com o objetivo final de “compilar, num único documento, todos os contributos, preocupações e problemas, registados nas diversas realidades locais e regionais, e incorporá-los no Plano de Ação da Associação”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seminário da APROSE renova críticas a bancos e seguradoras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião