Marsh: “As condições comerciais permanecem duras para muitos clientes de seguros”

  • ECO Seguros
  • 27 Outubro 2022

Os preços dos seguros globais aumentaram 6% no terceiro trimestre de 2022. As taxas dos prémios de cyber continuam a aumentar, embora a um ritmo mais lento.

Os preços dos seguros aumentaram 6% no terceiro trimestre de 2022, um decréscimo face ao aumento de 9% registado no segundo trimestre, de acordo com o Global Insurance Market Index, divulgado pela Marsh. Mantém-se a tendência de aumento moderado dos preços dos seguros, que começou no primeiro trimestre de 2021.

António Morna, diretor de Placement da Marsh Portugal: “a inflação e a instabilidade geopolítica estão a afetar todos os setores e prevemos um período ainda desafiante.

Embora este seja o 20º trimestre consecutivo de crescimento, observou-se um aumento moderado na maioria das regiões, que foi impulsionado pelo primeiro decréscimo nas linhas financeiras e profissionais desde o terceiro trimestre de 2017.

A subida de preços, na maioria das regiões, foi moderada, devido a uma diminuição em algumas linhas financeiras e profissionais, principalmente nos seguros de responsabilidade civil de administradores e diretores (D&O).

Na Europa Continental foi de 6%, mantendo-se similar aos aumentos dos últimos dois trimestres.

António Morna, diretor de Placement da Marsh Portugal, afirma: “As condições comerciais permanecem duras para muitos clientes. A inflação e a instabilidade geopolítica estão a afetar todos os setores e prevemos um período ainda desafiante. Continuamos a trabalhar com os nossos clientes para encontrar os preços e as coberturas mais competitivas, de forma a satisfazer as suas necessidades e responder aos seus riscos”.

Os EUA, com um aumento do preço composto de 5%, uma diminuição em relação aos 10% obtidos no segundo trimestre de 2022, registaram a descida mais acentuada do aumento dos preços médios.

No Reino Unido, os preços aumentaram 7%, contra 11% obtido no trimestre anterior.

Na região do Pacífico aumentaram 5%, contra 7% obtido no trimestre anterior, enquanto na Ásia o aumento foi de 2%, contra 3% obtido no trimestre anterior.

Na América Latina e Caraíbas o aumento foi de 5%, igual ao aumento do segundo trimestre.

O relatório Global Insurance Market Index, divulgado pela Marsh, destaca ainda as seguintes conclusões:

  • Os prémios globais de seguros de danos materiais subiram em média 6% no terceiro trimestre de 2022, um aumento igual ao do trimestre anterior. Os prémios de responsabilidades aumentaram em média 4%, por comparação com os 6% do trimestre anterior.
  • Pela primeira vez, o Global Insurance Market Index inclui os prémios globais de seguros de cyber, separando esta informação dos dados relativos aos prémios globais nas linhas financeiras e profissionais. Globalmente, os prémios globais de seguros de cyber subiram 53% no terceiro trimestre. Nos maiores mercados de seguro de cyber, a taxa de aumento continuou moderada, diz a Marsh, registando-se uma subida de 48% nos EUA e de 66% no Reino Unido, em comparação com os 79% e 68%, respetivamente, registados no trimestre anterior.
  • Da separação dos prémios dos seguros de cyber resultou que, pela primeira vez desde 2017, os preços globais nas linhas financeiras e profissionais registaram um decréscimo de 1% no terceiro trimestre, por comparação com o aumento de 16% registado no trimestre anterior, que ainda incluiu os prémios de cyber. Os resultados deste trimestre foram impulsionados pelos decréscimos nos EUA, Reino Unido e Austrália, e pelos aumentos moderados nas outras regiões.
  • A avaliação continua a ser um ponto fulcral para os seguradores nas renovações, impulsionadas por preocupações com a inflação.

Com cerca de 40 mil colaboradores a operar em mais de 130 países, a Marsh serve clientes comerciais e individuais com serviços de consultoria e soluções de risco orientados por dados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marsh: “As condições comerciais permanecem duras para muitos clientes de seguros”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião