“A roda da economia vai voltar a girar”. Lula define prioridades
Lula da Silva ganhou a segunda volta das eleições e volta a ser presidente do Brasil pela terceira vez. A primeira prioridade é acabar com a fome e voltar a pôr a economia a "girar".
“A roda da economia vai voltar a girar, com geração de empregos, valorização dos salários e renegociação das dívidas das famílias que perderam seu poder de compra“, prometeu Lula da Silva, reeleito para um inédito terceiro mandato como presidente do Brasil, com 50,80% dos votos.
No discurso de vitória, o presidente eleito que tomará posse no dia 1 de janeiro de 2023 afirma que “a roda da economia vai voltar a girar com os pobres fazendo parte do orçamento. Com apoio aos pequenos e médios produtores rurais, responsáveis por 70% dos alimentos que chegam às nossas mesas“. E falou também para os empresários. “Com todos os incentivos possíveis aos micros e pequenos empreendedores, para que eles possam colocar seu extraordinário potencial criativo a serviço do desenvolvimento do país“.
A primeira prioridade de Lula da Silva está definida: “Nosso compromisso mais urgente é acabar outra vez com a fome (…) Se somos o terceiro maior produtor mundial de alimentos e o primeiro de proteína animal, se temos tecnologia e uma imensidão de terras agricultáveis, se somos capazes de exportar para o mundo inteiro, temos o dever de garantir que todo brasileiro possa tomar café da manhã, almoçar e jantar todos os dias. Este será, novamente, o compromisso número 1 do nosso governo“.
Num discurso num hotel no centro de São Paulo, Lula da Silva admite que regressará “para governar o país numa situação muito difícil”, e quer unir o país dividido pelos votos. “A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somo um único país, um único povo, uma grande nação“.
Antecipando o que poderá ser a vida política brasileira na ressaca de uma votação que dividiu o país, Lula da Silva assegura que quer “restabelecer o diálogo” no Brasil. “É preciso retomar o diálogo com o Legislativo e Judiciário. Sem tentativas de exorbitar, intervir, controlar, cooptar, mas buscando reconstruir a convivência harmoniosa e republicana entre os três poderes”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“A roda da economia vai voltar a girar”. Lula define prioridades
{{ noCommentsLabel }}