Produção Seguros 3ºT: Fidelidade reforça quota, CA e UNA em alta

  • ECO Seguros
  • 1 Novembro 2022

Venda de seguros de vida de puro risco fizeram as seguradoras do Crédito Agrícola e da UNA contrariar o mercado e subirem muitos lugares no ranking ao fim de três trimestres de atividade deste ano.

O valor da produção das seguradoras com atividade em Portugal referente aos primeiros nove meses deste ano, agora revelado pela ASF, entidade supervisora, reforçou a subida das seguradoras do Crédito Agrícola (CA) e das companhias da UNA. Num mercado que decresceu 7,1% relativamente a igual período passado, os ramos Não Vida cresceram 6,9%, acima do PIB mas – novidade de 2022 – abaixo da inflação. Em valor, no final do 3º trimestre tinham sido vendidos 8,96 mil milhões de euros em seguros, menos 680 milhões de euros que em igual período do ano passado.

Sedes da CA e da UNA que estão a ser as estrelas de 2022 quanto a crescimento de negócios, aproveitando o flutuante ramo dos seguros de vida.

Este relatório inclui todo o mercado, seguradoras sob supervisão da ASF que correspondem a mais de 90% da produção e o negócio de sucursais de companhias europeias. No total são 59 seguradoras as companhias ativas este ano, agregadas por ECOseguros em 40 grupos ou seguradoras independentes.

No topo, a Fidelidade, enquanto grupo, reforçou a sua quota para 30,1% apesar de uma quebra ligeira de produção devido à baixa de seguros não ligados a fundos de investimento. Nos ramos Não vida cresceu 8,7%.

A Tranquilidade, marca da Generali Seguros, continua a ser a 2ª maior seguradora mas enquanto grupo, incluindo a Europ Assistance, é 3º crescendo 3,5% em relação a 2021, com aumento significativo em seguros de acidentes pessoais (+16,6%).

O grupo Ageas Portugal continua o 2º maior em Portugal, apesar de uma baixa nas vendas de 9,3% causada essencialmente pela quebra de 27% em produtos Vida não ligados da Ocidental, a companhia mais ligada à bancassurance através do banco Millennium bcp.

A BPI Vida e Pensões também sofreu com a venda de produtos ligados descendo produção em 22%. Allianz e Zurich tiveram quebras semelhantes mas, no caso da seguradora alemã, devido aos produtos ligados a fundos terem caído quase para metade.

Foram os seguros de puro risco que levaram o grupo CA e UNA a subirem 3 e 7 lugares no ranking, respetivamente para 8º e 10º lugares. A CA Vida duplicou vendas de produtos não ligados, o mesmo motivo para a UNA Vida ter faturado 2,5 vezes mais, tendo ainda crescido 60% no ramo automóvel.

A Mapfre, através das 4 companhias que tem em Portugal, registou um crescimento de 26,5% essencialmente por produtos ligados a Fundos de investimento.

Quanto a concentração, os 5 maiores grupos significam no 3º Trimestre significam 67,4% da produção enquanto no ano passado tinham 66,1%. No top 10 também houve uma subida este ano de 84% para 85,3%

No final do 3º trimestre o ranking dos maiores grupos e seguradoras em Portugal é o seguinte:

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