Governo reserva 22,5 milhões para pagar estágios de professores em 2023

  • ECO
  • 2 Novembro 2022

Além dos 22,5 milhões de euros para remunerar os estágios de professores, o orçamento da Educação tem 4,7 milhões para vinculação de professores e 76 milhões para valorizações salariais.

As despesas com pessoal no orçamento da Educação terão um crescimento líquido de cerca de 139 milhões de euros em 2023, disse o ministro da tutela, em entrevista publicada esta quarta-feira no Jornal de Negócios (acesso condicionado). Entre as medidas que contribuem para esse aumento da despesa está o início da remuneração dos estágios de professores a partir do próximo ano, para o qual o Governo reserva um valor que, segundo João Costa, deverá ascender a 22,5 milhões de euros.

Outras medidas que constituirão acréscimos na despesa de pessoal são as valorizações salariais, na ordem dos 76 milhões de euros; a vinculação de 5.000 novos professores, que contará com cerca de 4,7 milhões de euros; e uma estimativa de 40 milhões de euros para progressões na carreira, detalhou o governante. “No médio prazo, estimamos que esta percentagem do peso das remunerações no orçamento se manterá estável”, apontou.

João Costa sublinha que se trata de continuar o “trabalho de redução da precariedade”. “O que queremos é aumentar ainda mais esta taxa de vínculos permanentes ao sistema que, quando há carência de professores, é absolutamente fundamental também como condição da atratividade para esta carreira”, acrescentou. O ministro da Educação indicou ainda que, no Orçamento de Estado para 2023, estão previstos 90 milhões de euros para os manuais escolares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo reserva 22,5 milhões para pagar estágios de professores em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião