BPI aumenta lucros em 18% para 286 milhões de euros

Nos primeiros nove meses do ano o BPI registou ainda uma subida de 7% do crédito e 8% dos depósitos.

O Banco BPI fechou os primeiros nove meses do ano com um lucro de 286 milhões de euros, 18% acima do verificado em termos homólogos de 2021. João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI, refere que “a atividade em Portugal contribuiu com 159 milhões de euros para os resultados“, que corresponde um aumento de 25% em relação a mesmo período homólogo de 2021.

O BPI revela ainda que o produto bancário comercial sobe 9% para os 614 milhões de euros e a margem financeira aumentou 10% para 374 milhões de euros “suportada pelo crescimento do volume de crédito e a refletir já a subida das taxas de mercado”, refere o banco em comunicado.

A sustentar o produto bancário esteve também o crescimento de 7% das comissões que contabilizaram 219 milhões de euros. “Para este aumentou contribuiu o aumento das operações de crédito, das comissões associadas a contas, intermediação de seguros, vendas de fundos e investimento e seguros de capitalização”, refere o BPI em comunicado.

Os resultados do banco liderado por João Pedro Oliveira e Costa destacam ainda a subida de 7% do crédito concedido à economia para 28,9 mil milhões de euros, que permitiu ao banco aumentar a quota de mercado na concessão de crédito em 40 pontos base, em termos homólogos, para os atuais 11,4%.

Também os depósitos cresceram 8% para 30,4 mil milhões de euros, representando cerca de 71% do ativo e constituem a principal fonte de financiamento do banco.

Em conferência de imprensa a decorrer esta sexta-feira, João Pedro Oliveira e Costa revela ainda que nos primeiros nove meses do ano o banco reduziu 12 balcões que levaram à dispensa de 18 pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI aumenta lucros em 18% para 286 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião