Holanda termina seguros de crédito para exportações de combustível fóssil

  • ECO Seguros
  • 6 Novembro 2022

Novos projectos de combustíveis fósseis de empresas holandesas no estrangeiro não receberão seguro a menos que estejam de acordo com o objectivo internacional de limitar o aquecimento global.

O governo holandês anunciou que vai deixar de disponibilizar, a empresas e bancos, seguros de crédito para exportações no setor dos combustíveis fósseis a partir de 1 de janeiro, dando seguimento a uma promessa feita na conferência climática COP-26 em Glasgow.

Numa declaração a anunciar a mudança, o Ministério das Finanças chamou-lhe um “passo importante” e observou que o governo ainda está em diálogo com outros países que assumiram o mesmo compromisso “a fim de garantir, tanto quanto possível, a igualdade de condições”.

Cerca de 20 países, incluindo a Alemanha, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e o Canadá, assumiram compromissos semelhantes, mas apenas alguns, incluindo a França, os implementaram, até agora, na política.

Como a maioria das nações industriais, os Países Baixos concedem seguros estatais de crédito à exportação (ICE) sobre exportações qualificadas quando os seguros privados são insuficientes, geralmente em grandes transações ou exportações para países em desenvolvimento.

Quando a promessa foi anunciada em 2021, o Gabinete disse que o fez sabendo que colocaria os exportadores holandeses em desvantagem competitiva em relação aos exportadores dos países que ainda oferecem esse seguro.

Em 2021, o Estado holandês assumiu 7,3 mil milhões de euros em novas obrigações de ICE, disse um porta-voz do Ministério das Finanças. O ministério não dispõe de dados para o setor dos combustíveis fósseis.

Segundo o Statistics Netherlands (CBS), o petróleo e os produtos petrolíferos representaram 9,3% das exportações holandesas em 2021, com um valor comercial de 54,7 mil milhões de euros.

O Ministério das Finanças disse que os Países Baixos poderiam reconsiderar a política se outros países não cumprissem as suas promessas COP-26.

Os exportadores holandeses solicitam a ECI estatal através da seguradora de crédito comercial privada Atradius, parte do Grupo Catala Occidente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Holanda termina seguros de crédito para exportações de combustível fóssil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião