David Sousa (Semper): “uma MGA deve ter estatuto próprio, distinto de um mediador”

O diretor da agência de subscrição do Grupo F.Rego reclama um estatuto diferente para as mediadoras com atividades de grande especialização. Como a sua, nas áreas logística, agrícola e eventos.

David Sousa, diretor da Semper, trabalha com seguradoras dos mercados alemão, holandês, austríaco e belga, recorrendo esporadicamente ao mercado de Londres.

A Semper, agência de subscrição ou MGA (managing general agent) do grupo de distribuição de seguros F.Rego, deveria ter um estatuto especial devido à especialização do seu trabalho, diz o seu diretor David Sousa. Não está sozinho neste desejo, outras mediadoras pretendem uma forma diferenciada de tratamento para uma forma diferente de atividade que inclui poderes delegados por seguradoras para aceitação de riscos.

David Sousa está à frente da Semper que obteve receitas de cerca de 2,5 milhões de euros de receitas em 2021 trabalhando em áreas como transportes e logística, equine, agrícola, incluindo produção em estufas e índices climáticos e ainda em seguros de contingência para eventos e espetáculos. Entre a saída da pandemia e a entrada na inflação, o diretor foi entrevistado por ECOseguros.

Como está a atividade este ano e o que espera para 2023?

A atividade continua a progredir de acordo com o esperado e o plano estratégico definido, apesar de estar a ser afetada pelas contingências do mercado, nomeadamente na dificuldade de atualização de frota pelos nossos clientes devido aos problemas de fornecimento de viaturas por parte do mercado. Estimamos registar uma evolução em linha com 2021, mas aumentando a base de clientes e apólices.

Em 2021 o negócio cresceu 6%. Deveu-se a algum ramo ou clientes específicos?

Todas as linhas de negócio têm registado uma evolução positiva, embora naturalmente, pelo seu peso, o setor da logística tenha uma importância decisiva na evolução final. Verifica-se, contudo, um aumento mais relevante de outras áreas de negócio que têm maior margem de crescimento, como o setor agrícola. A área de eventos ressentiu-se ainda dos efeitos da pandemia, estando a recuperar apenas nesta anuidade em linha com o esperado.

Como correu a aposta nos segmentos Logística, eventos, agro e equine?

O setor da logística surge de forma natural, decorrente da ligação histórica que a empresa tem com mercados internacionais especializados nesta área, nomeadamente o alemão, líder europeu deste setor. Entretanto, e com a identificação de lacunas no mercado local não preenchidas satisfatoriamente pelas soluções existentes, desenvolvemos produtos específicos para o setor agrícola, seja através de seguros específicos para cultura em estufa, seja através de seguros de índices paramétricos.

Continua a considerar-se uma MGA? Devia haver um estatuto próprio para este tipo de atividade?

Considero claramente que uma Agência de Subscrição ou MGA, na versão internacional, deveria ter um enquadramento jurídico próprio, distinto do mediador de seguros pela tipologia de atividade que desenvolve, tal como ocorre na generalidade dos países europeus.

Quais as seguradoras com que mais trabalha?

Como referi anteriormente, o nosso principal mercado emitente é o europeu continental, com seguradoras líderes originárias dos mercados alemão, holandês, austríaco e belga, recorrendo esporadicamente ao mercado de Londres sempre que estes parceiros não apresentam soluções para as necessidades apresentadas.

Quantas pessoas estão agora ao serviço?

A empresa conta atualmente com seis pessoas ao seu serviço, para o que é fundamental uma infraestrutura informática robusta e inovadora que nos permite responder em tempo e com qualidade a todos os parceiros e clientes.

Quais as áreas geográficas mais procuradas?

A nossa atuação é transversal a todo o território nacional, contando com uma carteira de clientes altamente diversificada, que não permite evidenciar quaisquer assimetrias regionais.

Como se insere no grupo REGO, há especializações? O mesmo cliente pode ser servido por diferentes empresas do grupo?

Enquanto empresa detida pelo Grupo REGO, exercemos a nossa atividade de forma totalmente autónoma e independente, sem contactos entre as mesmas, mas servindo igualmente as restantes empresas do Grupo como fornecedor de soluções, seja em Portugal ou em Espanha. Os nossos clientes são os parceiros que distribuem as nossas soluções, onde se inserem as demais empresas do Grupo, bem como as dezenas de distribuidores selecionados a nível nacional que nos permitem ter uma abrangência integral do território.

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