Fidelidade e NOS lançam plataforma para prever ciberataques

  • ECO Seguros
  • 9 Novembro 2022

As empresas podem testar gratuitamente a sua exposição ao cibercrime e saber procurar soluções preventivas e reativas adequadas aos riscos que correm.

A seguradora Fidelidade e grupo de comunicações e entretenimento NOS acabam de lançar uma plataforma de diagnóstico que vai permitir às empresas portuguesas aferir o grau de exposição a ataques cibernéticos. O acesso à plataforma é gratuito.

Parceria foi estabelecida por Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS e Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade.

Ao mesmo tempo, as empresas adiantaram uma solução de cibersegurança da parceria Fidelidade e NOS que engloba uma componente preventiva com proteção antivírus, backup de informação, diagnóstico de vulnerabilidades, e uma componente reativa para permitir reaver facilmente os dados e recuperar dos prejuízos de um eventual ataque.

Para Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, “a Cyber Segurança é um dos grandes desafios da nossa sociedade, nomeadamente, para as empresas, refere Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, “temos já uma larga experiência neste segmento, e acredito que esta parceria será essencial para abordar o problema, criando uma solução robusta e integral para a proteção das empresas.”

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS, “a transformação digital potenciou largamente a capacidade de as empresas armazenarem e utilizarem grandes volumes de dados. Estes fatores potenciaram a exposição ao risco de ciberataques, tanto pelo valor da informação, como pela crescente sofisticação do cibercrime”. O administrador da NOS refere ainda que “esta inovadora parceria oferece uma proteção 360º às empresas portuguesas”.

Segundo o Centro Nacional Cibersegurança, entre 2020 e 2021 registou-se um aumento de 26% no número de incidentes registados, com o phishing/smishing a representar 40% dos incidentes, a engenharia social 14% e a distribuição de malware 13%. Reforçando a relevância crítica da cibersegurança para o negócio das empresas, o IBM Data Breach Report 2021 indica que 51% das empresas que sofrem grandes incidentes de perda de dados fecham no período de dois anos após o incidente, sendo que 43% destas não reabre novamente.

As soluções de cibersegurança da Fidelidade e NOS integram o Fidelidade Cyber Safety, NOS Backup Pro e NOS Antivírus Pro. A solução Fidelidade Cyber Safety consiste num seguro que oferece coberturas e serviços para proteção do negócio, disponibilizando também uma análise do grau de exposição da empresa a riscos cibernéticos. As coberturas e garantias do seguro Cyber Safety abrangem a intrusão de terceiros nos sistemas informáticos, o incumprimento do dever de custódia de dados de carácter pessoal, responsabilidades informáticas do segurado, violação do direito à honra e intimidade pessoal de terceiro e, em opção, perda de lucros pela interrupção da atividade do segurado.

O NOS Backup Pro é um serviço integrado de armazenamento e backup na cloud desenvolvido em parceria com a Amazon Web Services (AWS) que permite reduzir custos de estrutura com armazenamento e backup e eliminar complexidade na proteção dos dados da empresa. Realiza backups dos dados de um computador para a cloud Amazon S3, de forma segura e automática e restaura a informação de forma rápida e fácil.

O NOS Antivírus Pro é um software de antivírus, que protege a empresa e todos os seus equipamentos fixos e móveis contra os principais tipos de ciberataques e outras ameaças como malware, ransomware e phishing. Adicionalmente, permite proteção de email, controlo de dispositivos ativos ou backup. Desenvolvido em parceria com a Trend Micro especificamente para o mercado empresarial, protege equipamentos fixos e móveis.

A plataforma pode ser acedida aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fidelidade e NOS lançam plataforma para prever ciberataques

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião