Deputados batem novo recorde e apresentam mais de 1.800 propostas de alteração ao Orçamento

O Chega é o partido que apresenta o maior número de propostas de alteração com 505, seguido do PCP, tradicionalmente o campeão neste ranking, que apresentou 425. No total há 1.853 propostas.

Os partidos com assento parlamentar entregaram, até esta sexta-feira, data limite para o fazerem, mais de 1.800 propostas de alteração à proposta de lei do Orçamento do Estado para 2023 (OE2022). Este é um novo máximo, depois das 1.516 entregues na discussão do OE2021.

Apesar de o Executivo ter maioria absoluta, os partidos não se coibiram de apresentar centenas de propostas de alteração, superando largamente as 1.486 que foram entregues aquando da discussão da proposta de OE2022, em maio deste ano.

De acordo com a página da Assembleia da República, às 20h00 de domingo, estavam registadas no sistema 1.853 propostas de alteração. O número foi aumentando desde sexta-feira, à hora em que terminou o prazo de entrega, já que as propostas levam algum tempo a ser carregadas no sistema. E se a sexta-feira começaram por estar 1584 propostas, o número rapidamente superou as 1.600 (19h15), atingindo as 1.748 ainda nessa noite. Ao almoço de sábado já eram mais de 1.800 — um recorde absoluto.

Em maio, por exemplo, no dia em que terminou o prazo para a entrega de propostas, havia 1.373 no sistema, como avançou a Lusa, mas no dia seguinte à tarde já somavam 1.486 propostas de alteração.

Este ano, o Chega é o partido que apresenta a maior fatia, com 505, seguido pelo Partido Comunista (425), que era tradicionalmente o que mais propostas de alteração costumava apresentar. As propostas do PCP representam “uma opção de rutura que se confronta quer com a maioria absoluta do PS, quer com as opções e propostas de PSD, Chega e IL”, além de responderem “a muitos dos problemas” do país, disse a deputada Paula Santos, citada pela Lusa.

No ranking dos partidos que apresentaram mais propostas segue-se o PSD com 264, seguido de muito perto pelo PAN com 262 — que sinalizou a “abertura” do Governo para dialogar em torno de algumas propostas –, o Bloco de Esquerda com 152, o Livre com 137 e o PS com 70.

No extremo oposto está a Iniciativa Liberal que apresentou apenas 34 propostas de alteração. Uma intervenção “cirúrgica e parcimoniosa”, porque o partido recusa entrar “no campeonato da fita métrica”, explicou esta sexta-feira a deputada Carla Castro.

(Notícia atualizada às 20h11 de 13/11/2022 com atualização dos dados)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deputados batem novo recorde e apresentam mais de 1.800 propostas de alteração ao Orçamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião