Allianz Partners lança seguro para conquistar veículos elétricos

  • ECO Seguros
  • 16 Novembro 2022

Carregamento na estrada, ajuda na montagem de um carregador em casa e cedência de veículo com motor de combustão para viagens maiores que 450 km, juntam-se às coberturas clássicas.

A Allianz Partners, ou Allianz Assistance, empresa do grupo alemão para soluções de assistência e seguros B2B2C, acaba de lançar uma solução de assistência, dirigida a veículos elétricos. Estas soluções facilitam a instalação de sistemas de carregamento e proteção do ponto de carregamento, bem como soluções para mobilidade regular ou ocasional.

Mário Solano, Head of Automotive Business da Allianz Partners Portugal, “os condutores têm hoje uma preocupação com as infraestruturas existentes, bem como com a questão da autonomia e da longevidade das baterias”.

As coberturas começam por assistência na estrada para veículos elétricos, um serviço que responde, segundo a seguradora, a duas das necessidades mais comuns: “Carregamento in-situ”, desde que existam recursos na zona em que o veículo se encontra parado, e reboque até ao ponto de carregamento mais próximo sem passar pela oficina.

O carregamento em casa é um dos aspetos que mais preocupa os consumidores quando colocam a possibilidade de adquirir um veículo elétrico, refere a Allianz Partners. Para resolver esse aspeto a apólice disponibiliza assistência jurídica e administrativa, com atendimento telefónico sobre os procedimentos a realizar para instalar um ponto de carregamento doméstico. Tem ainda uma cobertura para proteger os carregadores contra a tentativa de furto e vandalismo, indemnizando o proprietário pelos danos até um limite de 1 000 euros, acumulados anualmente.

A Allianz Partners, tendo em conta a autonomia atual dos veículos elétricos, criou ainda a “Solução Férias”, que permite ao segurado solicitar um veículo a combustão para a sua viagem superior a 450km.

Este seguro será comercializado pelo canal de mediação e não de forma direta, fará parte da oferta da Allianz Partners, bem será oferecido aos clientes atuais e futuros. “O seguro RSA para viaturas elétricas, pode ser adicionado a uma solução existente, embora criado especificamente para o universo de viaturas elétricas, inclui as coberturas tradicionais como reboque desempanagem, transporte dos ocupantes, entre outras”, confirma a empresa.

Mário Solano, Head of Automotive Business da Allianz Partners Portugal, afirma que “face ao número de viaturas elétricas vendidas em Portugal, quer pela necessidade de atingir as metas para a neutralidade carbónica, quer pelas medidas de incentivos estatais à sua aquisição ou pelo esforço das empresas e dos particulares nesta transição, tornou-se importante disponibilizar meios de assistência adaptados a esta realidade”. O gestor acentua “a forma como nos deslocamos que está claramente a mudar e, por isso, há que incluir nos nossos produtos de assistência novas formas de mobilidade que permitam uma tranquilidade e segurança aos condutores que têm hoje uma preocupação com as infraestruturas existentes, bem como com a questão da autonomia e da longevidade das baterias”, conclui.

A Allianz Partners ou Allianz Assistance, funciona em Portugal através da sucursal de seguradora europeia AWP P&C e da AZWP Services, empresa de prestação de serviços de assistência. A AWP P&C emitiu prémios de 1,9 milhões de euros em 2021 e já teve como designação Mondial Assistance até integrar a o grupo Allianz.

Um mercado a crescer sem fim à vista

Um estudo da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), estima que, num cenário mais favorável à eletrificação, o parque automóvel deverá, em 2025, ser composto por 12,6% de veículos elétricos e híbridos. Um em cada dois consumidores afirma que o seu próximo carro será híbrido ou elétrico. Portugal ocupa o 9.º lugar da mobilidade elétrica a nível europeu entre 27 Estados-membros.

A mesma associação indica que as vendas de veículos elétricos em Portugal aumentaram 44,8% em agosto, com 1 163 veículos novos ligeiros de passageiros matriculados. Nos primeiros oito meses de 2022 verificou-se um aumento de 58,6% na venda de carros elétricos novos em Portugal, em comparação com o mesmo período do ano anterior, tendo sido matriculados 10 055 unidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz Partners lança seguro para conquistar veículos elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião