Montepio garante ter sistema “robusto” de segurança
Em resposta a uma reportagem da RTP sobre burla informática, o Montepio diz ter um sistema "robusto" de segurança. O banco afirma que o caráter da notícia é "tendencioso e especulativo".
O banco Montepio diz ter um sistema “robusto” de segurança, em resposta a uma reportagem da RTP sobre burla informática que tem como fim último a violação de contas bancárias via internet. A instituição acusa a notícia de apenas referir o caso do Montepio, realçando o caráter “tendencioso e especulativo” da reportagem.
Num comunicado enviado às redações, o Montepio diz que, na passada sexta-feira, a RTP emitiu uma reportagem sobre burla informática que tem como objetivo a violação de contas bancárias através da internet que o banco diz ignorar os “demais casos de outros bancos”, fazendo apenas referência a três casos de clientes da Caixa Económica Montepio Geral.
"Cumpre sublinhar que a situação em apreço se insere numa campanha especulativa visando denegrir a imagem desta instituição portuguesa com mais de 170 anos. ”
O banco defende-se, garantido a segurança do sistema. “O Montepio dispõe de um sistema robusto e das mais avançadas tecnologias ao serviço dos seus clientes no que se refere à segurança informática e continua a investir no reforço dos seus sistemas de controlo e segurança”, lê-se no comunicado, dizendo que a reportagem se “insere numa campanha especulativa visando denegrir a imagem” do Montepio.
O Montepio diz que “tanto a Polícia Judiciária como a Procuradoria-Geral da República foram claras ao referir que este é um crime transversal a todo o setor financeiro e que surge como consequência da fragilidade humana dos clientes”.
Ainda na semana passada, foram várias as pessoas que confirmaram ter recebido mensagens suspeitas em nome de bancos como o Montepio e o BIC. Geralmente, estes ataques são feitos por email. Mas agora, estão a ser realizados por SMS, que surgem espontaneamente, de um número desconhecido, solicitando uma qualquer ação urgente por parte do utilizador.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Montepio garante ter sistema “robusto” de segurança
{{ noCommentsLabel }}