Montepio garante ter sistema “robusto” de segurança

  • Rita Atalaia
  • 26 Março 2017

Em resposta a uma reportagem da RTP sobre burla informática, o Montepio diz ter um sistema "robusto" de segurança. O banco afirma que o caráter da notícia é "tendencioso e especulativo".

O banco Montepio diz ter um sistema “robusto” de segurança, em resposta a uma reportagem da RTP sobre burla informática que tem como fim último a violação de contas bancárias via internet. A instituição acusa a notícia de apenas referir o caso do Montepio, realçando o caráter “tendencioso e especulativo” da reportagem.

Num comunicado enviado às redações, o Montepio diz que, na passada sexta-feira, a RTP emitiu uma reportagem sobre burla informática que tem como objetivo a violação de contas bancárias através da internet que o banco diz ignorar os “demais casos de outros bancos”, fazendo apenas referência a três casos de clientes da Caixa Económica Montepio Geral.

"Cumpre sublinhar que a situação em apreço se insere numa campanha especulativa visando denegrir a imagem desta instituição portuguesa com mais de 170 anos. ”

Montepio

O banco defende-se, garantido a segurança do sistema. “O Montepio dispõe de um sistema robusto e das mais avançadas tecnologias ao serviço dos seus clientes no que se refere à segurança informática e continua a investir no reforço dos seus sistemas de controlo e segurança”, lê-se no comunicado, dizendo que a reportagem se “insere numa campanha especulativa visando denegrir a imagem” do Montepio.

O Montepio diz que “tanto a Polícia Judiciária como a Procuradoria-Geral da República foram claras ao referir que este é um crime transversal a todo o setor financeiro e que surge como consequência da fragilidade humana dos clientes”.

Ainda na semana passada, foram várias as pessoas que confirmaram ter recebido mensagens suspeitas em nome de bancos como o Montepio e o BIC. Geralmente, estes ataques são feitos por email. Mas agora, estão a ser realizados por SMS, que surgem espontaneamente, de um número desconhecido, solicitando uma qualquer ação urgente por parte do utilizador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montepio garante ter sistema “robusto” de segurança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião