Direto Wall Street fecha em alta após Fed sinalizar abrandamento no ritmo de subida das taxas de juro
Atas da mais recente reunião do banco central dos EUA indicam que maioria "substancial" dos funcionários concorda que “em breve” será “provavelmente apropriado” abrandar o ritmo de subida das taxas.
Os principais índices bolsistas norte-americanos encerraram as negociações em alta, depois de a Reserva Federal (Fed) sinalizar, nas atas da última reunião divulgadas esta quarta-feira, que uma desaceleração do ritmo de subida das taxas de juro diretoras está para “breve”.
Pela Europa, a tendência também foi positiva, com a bolsa de Lisboa a valorizar 0,41%, impulsionada pela EDP Renováveis, enquanto o BCP e a EDP travaram uma subida mais acentuada.
O Bundesbank entende que a dimensão da recessão da economia alemã no quarto trimestre deste ano e no primeiro trimestre de 2023 é “incerta”. No boletim de novembro, publicado esta quarta-feira, o Bundesbank adverte que “a incerteza sobre o fornecimento de energia e os custos da mesma pesam muito sobre as empresas” e que a economia alemã poderá encolher significativamente no semestre de inverno.
Enquanto isso, o grupo Trafigura, um dos maiores traders mundiais de matérias-primas, está mais otimista quanto à crise energética na Europa durante este inverno. O tempo menos rigoroso das últimas semanas pode ser um sinal de que o continente vai conseguir escapar aos cenários mais preocupantes de escassez de gás natural, que assentam na redução significativa do fornecimento por parte da Rússia, noticia a Bloomberg.
Nos mercados do petróleo, a cotação do barril de Brent para entrega em janeiro — que serve de referência às importações nacionais — terminou esta quarta-feira no mercado de futuros de Londres em baixa de 3,34%, para 85,44 dólares.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Wall Street fecha em alta após Fed sinalizar abrandamento no ritmo de subida das taxas de juro
{{ noCommentsLabel }}