BRANDS' ECO Altice International Innovation Award 2022: Conheça os finalistas e o Grande Júri

  • BRANDS' ECO
  • 23 Novembro 2022

Já são conhecidos os finalistas e o Grande Júri do Altice International Innovation 2022. Houve mais de 125 projetos candidatos, mas apenas nove chegaram à final, conheça-os aqui.

São nove os projetos que chegaram à final da 6ª edição do Altice International Innovation Award (AIIA) – três na categorias de Startup, três na categoria Academia e outros três na categoria INCLUI by Fundação Altice. Todos eles vão ser agora defendidos, dia 29 de novembro, perante o Grande Júri do AIIA, que irá escolher um vencedor para cada categoria.

Dentro das ideias apresentadas pelos projetos finalistas destaca-se uma plataforma que permite o diagnóstico não invasivo, em contexto doméstico, de infeções respiratórias clínicas; uma abordagem inovadora para fazer face ao atual cenário de prevalência de riscos de cibersegurança e, ainda, uma solução de navegação baseada em Audio Augmented Reality que pode beneficiar utilizadores com défices visuais, seniores e também ciclistas e motociclistas.

Entre um universo de 125 projetos, que posicionou esta edição como a mais participada de sempre ao bater o número recorde de candidaturas, foram identificados os nove melhores trabalhos: Inclusio, IPLEXMED e Neroes na categoria Startup; Adaptive Robotic Grasping Planning – A Novel Unifiedand Modular Grasping Pipeline Architecture, Dynamic Defense for Softwarized and Virtualized Networks e Fast and accessible fabrication methodology for organ on a chip device, towards better personalized medicine and reducing impact on animal-based research da categoria Academia; e, ainda, Dreamwaves, seamlessCARE Empathic e Zoomguide na categoria INCLUI by Fundação Altice.

Na cerimónia de entrega dos Prémios, que decorre no dia 29 de novembro, serão conhecidos os vencedores de cada uma das categorias a concurso. Os nove projetos finalistas serão avaliados pelo denominado Grande Júri, presidido por Alexandre Fonseca, Co-CEO do Grupo Altice, e composto por personalidades referenciadas nas áreas dos media, do empreendedorismo, da academia, organismos públicos e da indústria portuguesa.

Com um legado de seis edições, o Altice International Innovation Award já atribuiu 460 mil euros e somou mais de 500 candidaturas. A iniciativa destina-se a premiar empreendedores e startups em fase de incubação (até três anos), estudantes de doutoramento ou projetos inclusivos que visem a disponibilização de tecnologias de informação e comunicação e de soluções tecnológicas de acessibilidade ao serviço dos cidadãos, particularmente dos que são portadores de necessidades especiais. É o maior prémio monetário atualmente atribuído em Portugal, na área da inovação tecnológica.

De recordar que a edição de 2022 tem como país convidado a Irlanda, representada pela Enterprise Ireland, também neste painel de jurados: Alexandre Fonseca, Co-CEO, Grupo Altice – Presidente do Júri; Ana Figueiredo, Presidente Executiva, Altice Portugal; Alberto Cisterna, Country Manager Portugal e Espanha, Enterprise Ireland; Alcino Lavrador, Diretor Geral, Altice Labs; Alessandro Gropelli, Deputy Director General – Strategy & Communications, ETNO; Alexandre Meireles, Presidente da Direção Nacional, ANJE; Amílcar Falcão, Reitor, Universidade de Coimbra; Ana Estelita, Diretora, Fundação Altice; David Havelin, Senior Technologist, Enterprise Ireland; Fernando Alfaiate, Presidente, Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”; Gil Azevedo, Diretor Executivo, Startup Lisboa; Isabel Vaz, CEO, Luz Saúde; e Joana Mendonça, Presidente do Conselho de Administração, ANI.

Pelo quinto ano consecutivo, a Agência Nacional de Inovação (ANI) volta a associar-se aos AIIA para atribuir a distinção Born from Knowledge (BfK) ao melhor projeto finalista “nascido do conhecimento”, que resulte de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D), de forma a valorizar o conhecimento científico e tecnológico nacional que responda aos desafios da sociedade e contribua para o desenvolvimento da economia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice International Innovation Award 2022: Conheça os finalistas e o Grande Júri

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião