Assistentes operacionais mais antigos do Estado com salto extra de nível remuneratório em 2023

Governo aprova aumentos na Função Pública. Entre as medidas consta uma subida faseada para os assistentes operacionais consoante a antiguidade, começando pelos que têm mais de 30 anos de serviço.

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, dois decretos-lei no âmbito do acordo plurianual de valorização dos trabalhadores da Função Pública, assinado com a Fesap e o STE. Entre as medidas aprovadas consta uma subida faseada para os assistentes operacionais consoante a antiguidade, começando pelos que têm mais de 30 anos de serviço, anunciou Mariana Vieira da Silva.

“O Conselho de Ministros aprovou hoje os dois decretos de lei no âmbito do acordo plurianual de valorização dos trabalhadores da Função Pública que vêm garantir previsibilidade ao longo desta legislatura”, afirmou a ministra da Presidência.

Em causa estão medidas, como o aumento do salário mínimo nacional na Administração Pública para 761,58 euros em 2023, a atualização do valor das remunerações da administração pública, correspondendo a um aumento salarial anual equivalente a um nível remuneratório em cada carreira, ou de 2% para todos os trabalhadores, bem com a subida do subsídio de refeição para 5,20 euros. “Todos os funcionários públicos com salários até 2.700 euros vão ter um aumento mínimo de 52,11 euros e, a partir daí, aplica-se o valor de atualização salarial dos 2%”, acrescentou a ministra.

Além disso, foi ainda aprovado um “conjunto de medidas de valorização dos trabalhadores em Funções Públicas”, explicou Mariana Vieira da Silva, destacando a alteração de níveis remuneratórios da carreira de técnicos superior da carreira de assistente técnico e da carreira de assistente operacional, de modo a acelerar a progressão nesta carreiras.

Por outro lado, foram também revistas “algumas carreiras especiais”. Nesse sentido, o Governo procurou garantir que “a diferença entre a base de uma carreira de assistente operacional e a base de assistente técnico seja de 100 euros” e “dentro de assistente técnicos e a carreira técnica superior de 400 euros fixando um intervalo entre carreiras”, explicou a ministra.

Estas alterações vão permitir que a carreira geral de técnico tenha “um aumento médio de 6,7% dos salários em 2023”, enquanto nos técnicos superiores o aumento é de 6,7%.

Há também uma subida faseada dos salários para os assistentes operacionais consoante a antiguidade. “Em 2023, todos os os assistentes operacionais que estejam na carreira há mais de 30 anos além da atualização salarial anual têm mais o salto de um nível remuneratório; no ano de 2024 todos os trabalhadores que estejam há mais de 30 anos têm o segundo segundo salto do nível remuneratório que fazia parte do acordo; em 2025 todos aqueles que tenham entre 23 e 31 anos têm um salto remuneratório adicional e em 2026 (…) esse salto será dado para todos os trabalhadores entre os 15 e os 23 anos na sua carreira”, conclui a governante.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Assistentes operacionais mais antigos do Estado com salto extra de nível remuneratório em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião