Gana assusta, mas Portugal vence por 3-2 no arranque do Mundial

Ronaldo, Félix e Leão deram a vitória a Portugal no arranque do Mundial, mas não se livrou do susto. Gana tentou empate, mas triunfo por 3-2 dá liderança do grupo à turma das quinas.

Cristiano Ronaldo beija a bola antes de converter o penálti e tornar-se no primeiro jogador a marcar em cinco mundiaisJOSE SENA GOULAO/LUSA

Ronaldo marcou no quinto Mundial seguido e bateu o recorde de Pelé. Diante do Gana, Portugal entrou com o pé direito, mas não se livrou do susto. O Gana tentou empate até ao último minuto, mas o triunfo por 3-2 — Félix e Leão também marcaram — dá a liderança do grupo H à turma das quinas, depois do empate entre Uruguai e Coreia do Sul.

As grandes emoções estiveram reservadas para a segunda parte: cinco golos e suspense no resultado até ao último apito. A conversão da grande penalidade por Cristiano Ronaldo (65′) — que se tornou no único jogador a marcar em cinco Campeonatos do Mundo, depois das provas 2006, 2010, 2014 e 2018 — acabou por desatar o nó a um jogo que estava a ser sonolento até então. Responderam os ganeses logo a seguir por intermédio do capitão Ayew (73′), deixando muitos a acreditarem em novo “escândalo”, depois das derrotas da Argentina e Alemanha (que também estiveram a vencer através de penálti). Dejá-vú?

Fernando Santos arriscou, fazendo entrar o avançado Rafael Leão pelo trinco Ruben Neves (77′), e logo a seguir tirou os dividendos a dobrar: em dois ataques rápidos, Félix (78′) e Leão (80′) fizeram disparar o resultado para 3-1 e criando a sensação de que bastaria gerir os riscos e deixar passar o tempo para assegurar a vitória. Mas não foi isso que aconteceu: em cima do minuto 90, Bukari voltou a aproximar a turma africana da divisão de pontos.

Portugal acusou nervosismo nos nove minutos de tempo de descontos que o árbitro concedeu e ia cedendo ao impulso do Gana, que quase aproveitou, através de Iñaki Williams, uma distração do guarda-redes Diogo Costa no último suspiro. Foi um esforço sem glória para os africanos e um alívio para os europeus quando o percurso da bola a caminho da baliza foi interrompido por Danilo.

O empate a zero entre uruguaios e sul coreanos na partida que antecedeu deixa Portugal isolado no comando do grupo. O Uruguai é o próximo adversário: se ganhar na segunda-feira, pelas 19h00, os lusos asseguram lugar nos oitavos de final.

(Notícia atualizada às 18h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gana assusta, mas Portugal vence por 3-2 no arranque do Mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião