PSI-20 começou mal, mas dá a outra face e acaba a vencer

  • ECO
  • 27 Março 2017

O dia pode ter começado mal na bolsa de Lisboa, mas não teve de terminar assim. No final da sessão, a maioria das grandes empresas estavam a subir, à exceção dos CTT, que corrigiram dos ganhos.

A primeira sessão desta semana da bolsa nacional terminou de forma positiva. O PSI-20 chegou ao fecho do dia a valorizar 0,70% para os 4.720,91 pontos, contrariando a tendência que se fez sentir lá fora, com a esmagadora maioria das bolsas no vermelho. O Stoxx 600 estava, à hora de encerramento da praça portuguesa, a descer 0,48% para os 374,70 pontos.

O nosso cenário verde é justificado pelas subidas generosas das principais cotadas. O BCP subiu quase 5% (4,76%) até aos 0,18 euros, no mesmo dia em que a agência internacional Moody’s considerou positiva a decisão de alargar o prazo do reembolso do empréstimo ao Fundo da Resolução.

O banco foi, de longe, a cotada com a subida mais expressiva da sessão, mas não foi a única. A Jerónimo Martins ganhou 1,27% até aos 15,97 euros e a Mota Engil chegou ao fim da sessão a valorizar 0,06% para os 1,75 euros.

E também as energéticas fizeram boa figura, independentemente de o petróleo continuar a cair lá fora: a EDP valorizou 0,45% para os 2,93 euros, a EDP Renováveis subiu 1,08% para os 6,27 euros, e a Galp Energias cresceu 0,15% para os 13,40 euros.

Mas o petróleo continua a afundar. Em Nova Iorque, o WTI está neste momento mais longe da fasquia de segurança dos 50 dólares por barril, encontrando-se a negociar nos 47,63 dólares, e o Brent, em Londres, está ligeiramente melhor, nos 50,61 dólares por barril, embora tenha chegado a este valor ao perder 0,37% no decorrer desta sessão.

Do lado negativo ficaram menos cotadas, sendo uma das mais expressivas os CTT, que, corrigindo dos ganhos de mais de 5% da última sessão, chegaram ao final desta a descer 1,54% para os 5,04 euros. Também a Corticeira Amorim, que tinha sido a única cotada a abrir a sessão de hoje no verde, terminou no vermelho, a perder 0,53% para os 9,83 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 começou mal, mas dá a outra face e acaba a vencer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião