AM Best: “Vários pontos positivos balançam os negativos”

  • ECO Seguros
  • 1 Dezembro 2022

A agência de classificação AM Best anunciou que mantém a perspetiva estável no segmento de resseguro global, apesar das condições de incerteza.

A agência de classificação AM Best anunciou que mantém a perspetiva estável no segmento de resseguro global, apesar das condições de incerteza que marcam o mercado.

“Os aumentos contínuos das taxas de juro e a volatilidade dos mercados de investimento reduziram materialmente o capital próprio numa base de valor de mercado”, assinalou Carlos Wong-Fupuy, diretor sénior da AM Best.

Os analistas da AM Best observaram que, apesar da maioria dos fatores não serem considerados estáveis isoladamente, no geral, vários pontos positivos contrabalançam os negativos.

De acordo com os analistas, os fatores negativos são compensados por uma série de pontos positivos, que incluem a dinâmica de preços ascendente e uma maior disciplina do mercado, incluindo no que diz respeito a termos e condições mais rigorosos. Denota-se uma procura crescente e contínua de capacidade de resseguro, uma vez que os subscritores de seguros primários procuram resultados estáveis e eficiência de capital num ambiente de mercado incerto.

Além disso, alguns dos principais intervenientes estão a começar a estabilizar os seus resultados, reduzindo as exposições de bens ou beneficiando de um conjunto de negócios diversificado, incluindo livros de vida significativos no caso dos maiores resseguradores, observou a agência de rating.

De acordo com a agência, o principal fator negativo é o aumento da atividade de catástrofes naturais, que continuam a testar os níveis de tolerância ao risco dos investidores. A situação agrava-se pela incerteza geopolítica e económica, para além dos custos crescentes com sinistros. Apesar da melhoria das tendências de preços e dos termos e condições mais rigorosos, o novo capital tradicional é cauteloso e permanece à margem. Condições semelhantes são observadas na área dos títulos associados aos seguros de mercado, particularmente no que diz respeito à capacidade de retrocesso.

“Embora o segmento permaneça bem capitalizado, os aumentos contínuos das taxas de juro e a volatilidade dos mercados de investimento reduziram materialmente o capital próprio numa base de valor de mercado”, disse Carlos Wong-Fupuy, diretor sénior da AM Best.

Outros fatores negativos apontados incluem as pressões inflacionistas e o risco de recessão, que tornam os objetivos de rentabilidade mais desafiantes a longo prazo.

A AM Best declarou: “As expectativas iniciais de aumentos das taxas de resseguro começaram a atrair novos capitais em 2019, na esperança de que a atividade de catástrofes naturais diminuísse e voltasse aos níveis históricos médios. Essa esperança foi impedida pelo Furacão Ian, estimado como sendo um dos eventos mais caros segurados da história recente. Mas, mesmo sem grandes eventos catastróficos, a acumulação de pequenos e médios eventos teve um impacto material nos rácios de sinistros, por vezes em alturas inesperadas do ano”.

O crescimento dos perigos secundários, a pandemia e o conflito Ucrânia-Rússia acrescentaram pressões negativas sobre os resultados das resseguradoras ao longo dos últimos anos.

“Embora o segmento continue bem capitalizado, a instabilidade dos resultados financeiros e a incapacidade da maioria dos intervenientes em satisfazer o seu custo de capital testaram a tolerância ao risco dos investidores”, disse a AM Best .

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AM Best: “Vários pontos positivos balançam os negativos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião