GamaLife confirma compra de carteira Vida da Zurich em Itália

A seguradora portuguesa finalizou a compra de uma carteira de seguros de Vida da Zurich Itália. O investimento apontado foi 128 milhões e mantém-se o foco de compras em Itália.

A GamaLife – Companhia de Seguros de Vida com sede em Portugal, concluiu a aquisição de uma unidade de negócio da Zurich Investments Life em Itália, incluindo uma carteira de apólices em vigor de seguros de vida, de risco e unit-linked. O valor da transação foi reportado, por fontes do mercado, ser de 128 milhões de euros.

Os executivos da GamaLife, Alistair Bell, Filomena Santos, Matteo Castelvetri e Gonçalo Castro Pereira, consideram estratégico a entrada em Itália.

A transação já obteve todas as aprovações regulamentares necessárias, incluindo a autorização total para estabelecer uma sucursal operacionalmente independente da GamaLife em Itália. Esta será inicialmente apoiada por serviços de transição habitualmente prestados pela Zurich.

Por seu lado, a Zurich revelou que este encaixe financeiro permitiu ao grupo melhorar substancialmente os seus rácios de capital na sede Suíça, seguindo regulamentos em vigor no próprio país. A companhia adianta que a esta venda não altera em nada as obrigações para com os segurados e os distribuidores e que a Zurich vai manter o seu negócio em Itália “oferecendo soluções de proteção e unit-linked inovadoras para os seus clientes”.

Estamos a redesenhar o nosso modelo de negócio em Itália, apontando a uma presença de grande capilaridade no território e em soluções de nova geração”, disse na imprensa italiana Giovanni Giuliani, CEO da Zurich Italia.

Consideramos estratégica a entrada no mercado de seguros vida italiano”, afirma Matteo Castelvetri, CEO do Grupo GamaLife: “é um mercado em que vemos oportunidades, particularmente em relação a produtos tradicionais ligados a fundos segregados, considerando as tendências atuais e em desenvolvimento nos mercados financeiros, e no segmento das pensões, tanto na fase de acumulação como na fase de anuidade”, acrescenta.

Raffaele Agrusti, diretor geral da sucursal da GamaLife Itália, passou pela Generali e pela Itas e foi CFO da RAI.

Também foi anunciada a nomeação de Raffaele Agrusti para diretor geral da sucursal da GamaLife Itália. Agrusti já foi administrador delegado das seguradoras Generali e Itas e CFO da RAI e refere estar entusiasmado com a equipa da GamaLife à medida que entra no mercado italiano. “Estamos ansiosos por continuar a desenvolver as nossas relações com os nossos parceiros de distribuição, e acolhemos calorosamente os clientes que recebemos fruto desta transferência”, conclui o novo responsável em Itália. A imprensa italiana tem referido que a seguradora tem estado particularmente ativa em todos os dossiers de Fusões e Aquisições que aparecem naquele país.

A GamaLife, que foi fundada em 2019 com base no património da GNB Vida e financiada por fundos assessorados pela Apax Partners, atua sobretudo nos segmentos de tecnologia e sustentabilidade. A GamaLife em Portugal tem negócio no ramo Vida e poupança e possuía um património total de 3,3 mil milhões de euros e um capital próprio total de 191 milhões de euros em junho de 2022, sendo nessa data, e por volume de produção, a 10ª maior companhia em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

GamaLife confirma compra de carteira Vida da Zurich em Itália

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião