BRANDS' ECO Será o vinho capaz de unir pessoas?

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  • 9 Dezembro 2022

Natal é sinónimo de união e foi com o espírito desta quadra que a MWA decidiu mostrar de que forma o vinho pode ajudar a unir pessoas. Cláudio Martins, CEO da MWA, explica ao ECO como o fazer.

A consultora internacional de vinhos Martins Wine Advisor (MWA) lançou um vídeo de natal para celebrar a quadra, no qual juntou todas as pessoas que fazem parte da empresa e que trabalham o ano inteiro com o propósito de promover o vinho, mais concretamente o vinho português. A música “Dar e Receber”, que acompanha o vídeo, é um original de Luís Taborda, Rui Miguel, Ricardo Almeida, Susana Ferreira e Tozé Novais, criada especificamente para esta ideia.

O objetivo desta iniciativa é mostrar que o vinho também é sinónimo de união no natal. “Queriamos ligar todos os nossos parceiros, de diferentes projetos, de norte a sul do país, e mostrar que estamos todos ligados em redor do vinho. Queremos trazer um sorriso a todos, muita alegria e a sensação de dever cumprido, depois de mais um ano de obstáculos e momentos bons e outros menos bons”, afirmou Cláudio Martins, CEO da MWA.

Em entrevista ao ECO, o responsável pela consultora de vinhos detalhou quais foram esses “momentos bons e menos bons”, destacou a importância de promover o vinho português e ainda explicou de que forma é que o vinho consegue promover a tal união entre pessoas que o vídeo destaca. Veja abaixo a entrevista e o vídeo.

Este foi um ano bom para a indústria dos vinhos?

O facto de termos voltado à normalidade (depois de estarmos todos fechados em casa por causa da Covid19) fez com que o setor dos vinhos voltasse aos tempos de glória em algumas categorias, nomeadamente a dos preços médio – alto e alto, promovida pelo facto de o vinho ser o refúgio de alguns/muitos turistas e investidores, o que faz com que os restaurantes de patamar mais elevados continuem a encher e com dificuldade em marcar mesa e, por conseguinte, os vinhos selecionados acabam por ser sempre de preços mais altos. Além disso, muitos portugueses e estrangeiros começaram a colecionar vinhos em casa e a desenvolver boas garrafeiras privadas.

Quais foram os maiores desafios e como os ultrapassaram?

Os custos, a logística, a desunião e alguma crítica desconstrutiva. Devemos e podemos ser mais e melhores, se não olharmos para o lado com desdém, precisamos de nos unir para alavancar um produto que tem tanto prestígio como o vinho e é muitas das vezes o nosso porta estandarte fora das portas.

Enquanto consultora na área dos vinhos, a MWA tem diversos parceiros, de norte a sul do país, que estão ligados em redor do vinho. O que vos motiva?

A MWA tem diversos parceiros nacionais e internacionais. Motiva-nos a paixão pelo vinho, um produto tão nobre, com tantas pessoas envolvidas e tantas histórias para contar. Motiva-nos o convívio, a partilha, a entrega, o dar, o fazer sempre mais e melhor. Motiva-nos a procura de relíquias, de saberes e de experiências. Motiva-nos a entreajuda, a elaboração de projetos que nos tocam como é o caso da Humanwinety. Motiva-nos não saber desistir, mesmo em dias de mais adversidades, e motiva-nos a paciência, pelo menos a paciência que os meus colegas e equipa têm todos os dias para me aturar.

Qual a importância de promover vinho português?

Depois de muitos anos a viver fora, era frustrante para mim não ver o nosso vinho bem representado em cafés, bares, restaurantes, hotéis, etc… Então este passou a ser um dos nossos objetivos de trabalho, e direi de vida em termos pessoais. É importante divulgar. Somos tão bons naquilo que fazemos e por vezes temos tanto medo em demonstrar isso, mas porquê? Quando temos ‘a faca, o queijo e o vinho na mão’, produtos icónicos, de qualidade, com muito valor, pessoas extraordinárias cheias de vontade e com enorme profissionalismo, um país com uma diversidade imensa de norte a sul, este a oeste, é importante promover o vinho português e tudo o que gira à volta do mesmo.

O vinho consegue mesmo unir pessoas?

O vinho consegue fazer tanta coisa, quando bebido moderadamente claro (risos), o vinho junta pessoas, um bom copo de vinho (ou garrafa) ajuda a relaxar, a que a conversa flua, a que as histórias sejam contadas com alegria… Eu, por exemplo, não consigo abrir uma garrafa de vinho e beber sozinho, não me interessa isso. O convívio e a partilha são tão importantes, tão importantes como é o vinho que está dentro da garrafa, ou do garrafão, sim, porque podemos perfeitamente estar a beber um vinho duvidoso de qualidade, mas se a companhia for boa não nos importamos com a qualidade do vinho… Quer dizer, tem dias.

Estamos numa época de dar e receber, mas sou apologista que o devíamos ser em todos os meses e dias do ano, precisamos mais uns dos outros, precisamos de mais paz, amor, amizade, afetos, carinhos, abraços, precisamos muitos abraços, e se as condições climatéricas adversas não continuarem a brincar connosco vamos com certeza precisar de mais bons vinhos.

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